Programa Jovem de Futuro realiza oficina para avaliação de resultados

O Programa Jovem de Futuro, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, realiza até esta quarta-feira (2) sua oficina de protocolo da sistemática de monitoramento e avaliação de resultados. O momento visa preparar as escolas para analisarem se as metas estabelecidas para 2015 foram atingidas e como está se desenvolvendo a terceira geração do programa.

A oficina teve início na última segunda-feira (30), quando os gerentes regionais de educação reuniram-se com os técnicos do Instituto Unibanco. Nesta terça (1º) foi a vez dos Agentes de Circuito de Gestão do programa (ACG), que ao todo são 43 e atendem a 139 escolas de ensino médio em todo o Piauí.

Joao Cláudio Peixoto, gestor de implantação do Jovens de Futuro, explica que essa etapa de avaliação ainda terá dois encontros. "Nos dias 7 a 11 de dezembro, os ACG estarão nas escolas atendidas pelo Jovens de Futuro. Já nos dias 17 e 18, os diretores escolares estarão aqui em Teresina participando do Seminário de Gestão Escolar para Resultados", relata.

Essa nova versão do programa dota as escolas de instrumentos de gestão, como sistemas informatizados e novas metodologias que garantem uma gestão escolar mais sistematizada. Além do Piauí, apenas os estados do Ceará, Goiás, Pará e Espírito Santo foram contemplados com a parceria, que visa apoiar a escola no cumprimento de metas educacionais estabelecidas.

A ACG da 19ª Gerência Regional de Educação, zona Sul de Teresina, Maria Dagmar, ressalta que o programa tem conseguido ótimos resultados, inclusive, com mudanças significativas na rotina escolar.

"Com o Jovens de Futuro trabalhamos desde as pactuações de metas, planejamentos até a execução acompanhando e modificando o cotidiano escolar, com foco na melhora da qualidade da educação através de metas. Estamos conseguindo ótimos resultados", conclui.