Seduc realiza formatura de alunos do Pronatec em Teresina



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Ensino Técnico Profissional (Uetep), realizou na sexta-feira (27), no Atlantic City, a formatura de 468 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que concluíram os cursos de Informática, Enfermagem, Segurança no Trabalho e Dança. Além de alunos do Pronatec de Teresina, colaram grau os concludentes de Altos, Alto Longá, Demerval Lobão, José de Freitas e Nazária.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, falou dos avanços do programa, desde sua implantação no Piauí até agora, e da luta do governador Wellington Dias e da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, em buscar melhorias para o Pronatec junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para a secretária, o mais importante é cumprir um dos principais objetivos do Pronatec, que é formar bons profissionais e inserir o jovem no mercado de trabalho. 



"O mercado de trabalho seleciona quem estiver mais preparado e é justamente isso que queremos para nossos jovens piauienses. Apenas um passo foi dado, a partir disso, vocês podem voar bem mais alto. Esforcem-se para serem os melhores, pois aqui é apenas o começo e tenho certeza que vocês podem muito mais, porque nesta reta final o mérito é todo de vocês. Mas é claro que não podemos deixar de enfatizar o apoio de suas famílias, dos docentes e todo o apoio dos profissionais que fazem a educação do Piauí", declarou Rejane Dias.

Durante a solenidade, a secretária destacou o esforço do Governo do Estado para ampliar a oferta de cursos que qualifiquem os estudantes piauienses, revelando que "o governador Wellington Dias articulou, junto à presidente Dilma, 20 mil vagas do Pronatec para o Piauí em 2016. A meta é chegarmos a 200 municípios", disse.



Para o governador Wellington Dias, o Pronatec significa desenvolvimento. Ele anunciou a criação dos cursos de Açúcar e Álcool e Energias Renováveis, a partir de 2016. A ideia é formar mão de obra para as novas frentes de trabalho que se abrem no estado.

"Significa 20 mil novos profissionais, mais qualidade na profissionalização e nos serviços que serão prestados, como empreendedores ou trabalhadores das empresas existentes", ressaltou o governador.