Seduc realiza revisão para detentos que vão fazer as provas do Enem PPL

Neste sábado (28) a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL 2015. A aula foi uma parceria com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

A revisão foi realizada na Casa de Custódia e reuniu cerca de 100 reeducandos vindos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, Casa de Detenção de Altos, Penitenciária Feminina, Irmão Guido e da própria Casa de Custódia.

Segundo Daniel Oliveira, secretário Estadual da Justiça, a realização das aulas de revisão tem o objetivo de assegurar o direito a educação pelos detentos.

"A realização da revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade é uma ação importante para fortalecer a política de educação nas prisões e consolidação dos direitos humanos aos detentos. Por meio desta ação e de outros projetos em parceria com a Seduc, como o Projeto Leitura Livre, Pronatec e o ensino regular, podemos garantir o acesso a educação em todos os setores", explicou o secretário.

Cerca de 13 penitenciárias do Piauí vão participar do Exame, realizando as provas nas unidades prisionais seguindo os moldes do teste aplicado em todo País em outubro. A revisão nas penitenciarias terão disciplinas de Linguagem, Filosofia e Sociologia, Matemática, Química e Redação. 

?O objetivo foi trazer para dentro do ambiente prisional a mesma estrutura que oferecemos aos estudantes da nossa rede estadual de ensino visto nas últimas revisões. A Seduc preparou um material especial com as questões do Enem das provas especificas de pessoas privadas de liberdade?, destacou Ellen Gera, Diretor da Unidade de Educação e Mediação Tecnológica.

Ter uma formação superior em Serviço Social é o estímulo para o detento de 39 anos, Alberonio Alves Brito, que está estudando enquanto cumpre pena na Casa de Custódia. ?A revisão é uma oportunidade parar abrirmos a mente e nos prepararmos de maneira adequada, tirando as dúvidas direto com os professores. Como participo de outros projetos de leitura a revisão só vem ajudar na nossa situação?, relatou.

As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro em todo o País e cerca de 223 detentos farão a prova neste ano no Piauí. O número representa um aumento de quase 100% nas inscrições, em relação a 2014.

Os detentos realizam ainda o Exame para garantir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Estes 147 reeducandos, dos 223 inscritos detentos, cursam a 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao 1º e 2º anos do Ensino Regular. Os outros 76 reeducandos, que cursam a 7ª etapa da EJA, farão o Enem concorrendo às vagas no Ensino Superior.