Raldir Educação envolve toda comunidade

 
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Raldir Cavalcante Bastos, realizou na última quinta-feira (27/), o Raldir Educação. O evento aconteceu na praça do Renascença II e contou com a participação de alunos, professores, e toda a comunidade escolar. 


"A escola trabalhou durante todo o ano de 2015 vários projetos, aqui é uma culminância pública. É o momento que damos satisfação para nossa comunidade escolar do que foi feito. Estamos mostrando a teoria e prática de todos os trabalhos desenvolvidos em sala de aula", disse o diretor do CEMTI, Carlos Eduardo. 


Cerca de 20 apresentações foram realizadas no palco principal, dez delas voltadas para o projeto da escola "Literatura com aroma de café", com dez autores da literatura brasileira, os mais citados no ENEM, nos últimos cinco anos.


Para a professora de Artes e Educação Física, Roselita Magalhães esse é um grande evento. "Promovemos o Raldir Educação todos os anos. Pegamos um dia que a comunidade escolhe e montamos toda essa estrutura para mostrar as formações que tivemos, e os resultados de parcerias com o SEBRAE por exemplo, com projetos que incentivam o empreendedorismo", afirma a professora.


Todas as produções foram confeccionadas e comercializadas por alunos, através dos projetos do SEBRAE Despertar e JEPPs - Jovens Empreendedores de Primeiros Passos, que é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Com a quantia adquirida nas vendas dos produtos, os alunos irão realizar uma viajem para o litoral do Piauí. 


Para a estudante Naiane Almendra do 8º ano, que tem como tema do seu trabalho a "Lei Maria da Penha", o importante é passar para todas as pessoas sobre o que foi discutido e vivido dentro e fora da sala de aula. "Todos devem participar, aprender e observar tudo que nossa escola oferece. Queremos passar para quem está aqui o que aprendemos e que a violência no mundo deve acabar", destaca Naiane. 


Além de mostrar os seus trabalhos para a comunidade, o aluno que tiver uma boa participação no evento, juntamente com sua participação no curso de Jovens Empreendedores de Primeiros Passos do SEBRAE, já garante cinco pontos, ou seja, a metade da 8ª nota de todas as disciplinas


Dona Marcia Maria Vieira Rodrigues, mãe da Izabela Vieira Silva do 1º ano do ensino médio, garante que é muito importante a participação dela e de toda a sua comunidade. "Devemos participar desses eventos que a escola oferece, com eles estamos mais juntos de nossos filhos e de sua educação. O jovem precisa de incentivos como esse" lembra.


O encontro contou com a participação da gerente da 21ª GRE Walderice Carvalho, que agradeceu ao convite e citou a escola como sendo referência na GRE que ela gerencia; de técnicos e do diretor do SEBRAE Delano Rocha, que enalteceu a realização do evento: "Parabéns a toda escola por desempenhar um projeto tão importante para o conhecimento, aprendizagem e para o trabalho", finaliza Delano.