Didácio Silva realiza Projeto no Parque Potycabana


Educação e Meio Ambiente: É possível, sim, um mundo melhor! Com esse tema, os alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, realizaram o IX Projeto Didácio Arte.


O Evento que aconteceu de 26 a 27 de novembro no Parque Potycabana, provocou os alunos a realizarem trabalhos de conscientização com o meio ambiente, integrando escola e comunidade apresentando todos os projetos desenvolvidos no período de 2015 no Centro.


Durante a noite desta quinta-feira (26), os trabalhos tiveram início com a palavra do diretor Alberto Machado, que falou sobre a importância do evento. "Estamos na IV edição desse evento que integra toda escola, apresentando os projetos que foram desenvolvidos durante o ano letivo, no qual podemos expor e conscientizar nossa comunidade estimulando cada vez mais o conhecimento. Isso tudo é muito gratificante", orgulha-se o diretor.


Vários estandes foram montados pelo espaço de eventos do Parque, divididos por temas e projetos desenvolvidos na escola pelos professores e alunos. O estudante João Gabriel Monteiro do 2º ano, do estande que teve como tema a reciclagem de artigos do lar, disse que esse é um trabalho de conscientização. "Geralmente a maioria desses materiais é jogado no lixo e nós arrumamos um jeito de reaproveitá-lo bem. Trabalhamos com lata de leite e EVA para decoração de sala, quarto ou como lembrança de aniversário e podemos comercializá-los com preço bem em conta. Com isso mostramos para as pessoas que esse ?lixo? pode ser mais bem utilizado". A turma do João também confeccionou pufes de pneus velhos, de jornais, de garrafas pet, e fruteiras feitas com origami. 


De acordo com a professora Angélica Oliveira, diretora adjunta da escola, o projeto Didácio Arte tem o propósito também de resgatar os alunos que estão fora da escola. "É uma feira de arte e cultura, de modo que todos possam extravasar. É com ele que conseguimos resgatar alguns alunos que estavam fora do processo educativo. É aqui que a gente vê todo o aparato da educação do ano inteiro. É uma passagem, começa desde a festa junina, com o mesmo tema, passa também no 7 de setembro e a culminância de tudo é o Didácio Arte", comemora.


Na oportunidade houve ainda o show de humor com Amauri Jucá e um desfile, no qual foram escolhidos o garoto Gabriel Martins e a garota Ana Carolina, como os mais belos estudantes do Didácio Silva do ano de 2015. 


Milany Pinheiro, professora de biologia, disse que esse é um momento de sensibilização para os alunos, para que eles possam disseminar o que aprenderam. "Nosso tema é a sustentabilidade e construímos uma cidade com ideias de como ela pode funcionar através dos nossos recursos naturais, com isso, muitos já mudaram seu comportamento em alguns atos", afirma a professora.

Cerca de 500 alunos do CEMTI Didácio Silva do ensino médio e fundamental participam do evento junto com seus professores, equipe técnica da escola, a comunidade do bairro e convidados.


Dona Maria Luzia da Silva Pereira, mãe de Jorge Felipe da Silva do 3º ano "C", que estava acompanhada do esposo e de outra filha, deu nota 10 para a escola. "Eu sempre participo dos eventos que o Didácio realiza, acompanhando meu filho e são sempre muito bem organizados e o meu filho só ganha com tudo isso. Aqui ele sempre aprende mais. Dou nota 10 para toda escola", disse Maria.

O encontro encerrou na noite de sexta-feira (27) com apresentação dos projetos, visitação aos estandes e apresentações culturais no palco principal durante o evento.