Colégio João Henrique de Almeida Sousa promove sua VII Feira Cultural


O Colégio de Tempo integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa realizou nesta sexta-feira (27) a VII feira cultural cujo tema foi "Sustentabilidade: Se cada um fizer o mínimo, será um máximo!". Para a realização da feira, os alunos reciclaram produtos encontrados na escola como pneus, restos de concreto e pedaços de madeira.


A coordenadora da escola, Socorro Bomfim, conta que após os professores escolherem o tema, os alunos recebem a proposta da feira e a analisaram para depois criarem seus próprios projetos. "Cada turma tem dois orientadores e os seus projetos são ligados a uma das disciplinas destes professores, tudo está conectado", explica a coordenadora. 


Os alunos do 3° ano B escolheram como tema "A cidade Renovável", na qual eles criaram uma grande maquete de uma cidade ecologicamente perfeita. "Nosso objetivo é mostrar que é possível sim uma cidade ser sustentável, mostrar que podemos encontrar no nosso cotidiano energias renováveis e pouco a pouco realizar essa mudança", conta a aluna Angélica Gilderllany.


Já os alunos do 1° ano C tiveram como tema "Nada se perde, tudo se transforma" e apresentaram formas de cultivar hortas a partir de reciclagem de garrafas pets e como aproveitar os legumes e frutas para ter uma alimentação saudável. "Nós queremos mostrar que o que é saudável, pode sim, se tornar um alimento gostoso. Um exemplo disso é o suco Detox", afirma a aluna Virna Maria.


"Nós também mostramos como produzir o adubo orgânico que pode ser feito a partir dos restos de casca de frutas. Para criar o nosso, recolhemos o resto dos lanches do refeitório, o aguamos duas vezes ao dia até se decomporem durante 25 dias", relatou o aluno Renan Reis.