Inaugurada obra de reforma e ampliação da U.E. Florisa Silva

O governador Wellington Dias e secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, inauguraram na manhã desta sexta-feira (27) a obra de reforma e ampliação da Unidade Escolar Florisa Silva, localizada na zona sul de Teresina, bairro Promorar.

A escola atende a 260 alunos matriculados do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde, e teve a obra paralisada no ano passado. Com a retomada do processo de reforma e ampliação pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já nesse ano, a escola ampliou os espaços da cozinha, refeitório, biblioteca, ganhou uma quadra de esportes e ainda foi construída uma nova fachada. Os banheiros, pátio, salas de aula e áreas administrativas (diretoria, secretaria e sala dos professores) foram reformados. A parte elétrica, sanitária e hidráulica passaram por manutenção e a escola recebeu novo mobiliário.



Durante pronunciamento o governador aproveitou para declarar e assinar a autorização para climatização da escola. "Fico alegre em ver uma escola com tudo que precisa. E esse é o objetivo do nosso governo, fazer com que todas as escolas da rede estadual de educação tenham as mesmas condições de infraestrutura. E se o que faltava era a climatização, agora fiquem certos de que logo mais vocês estarão estudando em salas refrigeradas", destacou Wellington Dias.


"Estamos em um esforço grande para climatizar todas as escolas. Não é luxo é necessidade. E estamos em busca de recursos para efetivar esse trabalho. Fizemos um estudo e chegamos a conclusão de que serão necessários cerca de 100 milhões. Agora vamos correr atrás desses recursos", ressaltou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.

A U.E. Florisa Silva está entre as 151 escolas da rede estadual de ensino que possuem nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional. Em 2003 a escola obteve 3.8 no Ideb e já em 2013, data da última avaliação do índice, a escola atingiu a nota 4.7.

"Nós temos aqui um exemplo de compromisso à frente da gestão de uma escola. A diretora Lúcia Helena e todos os outros que geriram o Florisa Silva merecem o reconhecimento pelo empenho e compromisso com a oferta da educação de qualidade. Esperamos agora, que com essa melhoria na infraestrutura os alunos se empenham ainda mais para aprender", disse Rejane Dias.

Durante a solenidade foi assinado o termo de parceria entre Governo do Estado, Seduc, Sasc e Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA) para execução do projeto Escola de Famílias que visa prevenir a ruptura da estrutura familiar.

O projeto vai funcionar como prevenção à desestruturação familiar. Uma assistente social e uma psicopedagoga estarão dentro da escola acompanhando todos os alunos, em especial aqueles cujas famílias apresentem maior vulnerabilidade social. "Esse é um projeto piloto e agradecemos a parceria do Estado, Seduc e Sasc por estarem dispostos a trabalhar em equipe", declarou Francimélia Nogueira, diretora do CRIA.