Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana
Os Professores da Rede Estadual de Ensino participaram de um dos maiores eventos de valorização da carreira docente do país. Em Teresina, o Ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do Governador Rafael Fonteles e do Secretário da Educação, Washington Bandeira, realizaram, nesta quarta-feira (5), a entrega simbólica da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e de vouchers do Programa Mais Professores.
“O Piauí é o primeiro estado onde realizamos o lançamento da Carteira Nacional Docente. Queremos que o Professor tenha orgulho de apresentar esse documento que trará uma série de incentivos e benefícios”, destacou o Ministro Camilo Santana.
Na solenidade, mais de 800 Professores receberam a Carteira Nacional Docente, documento oficial que reconhece a profissão em todo o território nacional e garante acesso a benefícios exclusivos em cultura, serviços, produtos pedagógicos e tecnológicos. No Piauí, mais de 57 mil Profissionais serão beneficiados com a iniciativa.
“Hoje é um dia de celebração do trabalho desses Profissionais que fazem a diferença todos os dias. O Piauí tem avançado em todas as frentes: da creche à pós-graduação, com investimentos em formação, carreira e reconhecimento”, afirmou o Governador Rafael Fonteles.
Também foram entregues vouchers a 60 docentes de Escolas com destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como parte do Programa Mais Professores do Brasil, lançado pelo Ministério da Educação (MEC). A resolução prevê ações de incentivo à docência em todo o país. Entre elas, o voucher de R$ 3 mil para a aquisição de computadores e tablets para apoio pedagógico.
Para o Secretário Washington Bandeira, o evento representa mais um marco da transformação educacional em curso no Piauí. “A entrega das carteiras e dos vouchers reforça que os Professores são os verdadeiros protagonistas dessa revolução. A presença do Ministro Camilo Santana demonstra o reconhecimento ao trabalho e à revolução que estamos promovendo, com uma rede cada vez mais valorizada e engajada”, pontuou.
O evento homenageou mais de 220 Docentes da Rede Estadual Piauiense, além de Educadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso do Governo do Estado e do MEC com o reconhecimento dos Profissionais que fazem a diferença na sala de aula.
A Professora da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Virgínia Freitas, lembrou a importância da valorização docente para a construção de um Piauí mais desenvolvido.
"Eu me sinto muito feliz por ser Professora. Em dias como hoje, em que nosso trabalho está sendo reconhecido, nós reforçamos a importância que o Educador tem para a sociedade. O nosso desenvolvimento como sociedade passa obrigatoriamente pela valorização profissional", disse.
O Professor Raonix Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira de Sousa Morais, do município de Fronteiras, foi um dos agraciados com a carteira. Para ele, o momento simboliza um novo tempo de reconhecimento.
“A Carteira Nacional Docente é um divisor de águas. Esse gesto demonstra que a sociedade começa a enxergar o Educador como essencial para transformar o país por meio da Educação”, afirmou.
A cerimônia integra a série de agendas do MEC no Piauí voltadas à modernização e valorização da Educação, como a inauguração do Núcleo da Rede de Inovação e Ensino Híbrido (RIEH), no CETI Professora Júlia Nunes Alves, e o anúncio da implantação do IMPA Tech Nordeste, primeira unidade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada na região.