Na reta final de preparação para o Enem, Seduc promove Pré-Enem EJA para 800 Estudantes da rede estadual

Ingressar em uma universidade e conquistar o diploma do Ensino Superior é o sonho que move milhares de Estudantes adultos e idosos, que voltaram para a sala de aula por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Na noite desta quarta-feira (24), esse sonho ganhou um impulso especial com a 2ª edição do Pré-Enem EJA, que contou com a presença de 800 Estudantes de 24 Escolas da rede estadual, no Centro de Convenções de Teresina.


A revisão trouxe conteúdos de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Redação, apresentados de forma leve e interativa, com momentos de fixação ao final de cada bloco. O encontro foi transmitido pelo Canal Educação, ampliando o alcance da ação para estudantes da EJA em todo o Piauí.

Para Ana Paula Sousa, de 31 anos, aluna do CEJA Angelina de Moura Leal, em Teresina, o retorno à escola representa mais que um recomeço, é a chance de realizar um sonho interrompido.

“Precisei abandonar os estudos quando engravidei aos 18 anos. Incentivada pela minha mãe, que também voltou para a sala de aula, me matriculei no EJA. Agora quero cursar Direito e realizar o sonho de ser advogada”, contou.


Já Daniele Rayane, aluna do CEJA Jornalista João Emílio, sonha em conquistar o diploma em Administração. “Tenho um pequeno negócio e percebi a necessidade de voltar a estudar para crescer no meu trabalho. Já faço curso técnico em Administração com o EJA Tec e agora quero o curso superior na área. Essa revisão é uma grande oportunidade de tirar dúvidas e ganhar mais confiança para o Enem”, afirmou.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a ação reforça o compromisso da Seduc em garantir que nenhum estudante fique para trás.


“Mais de 3 mil estudantes da EJA do Piauí estão inscritos no Enem e queremos vê-los confiantes e motivados para a prova. Nossa missão é preparar todos os nossos alunos para o exame, inclusive os da EJA, que são a prova viva de que nunca é tarde para aprender. Essa preparação especial nasceu justamente para valorizar suas trajetórias e mostrar que cada um deles tem potencial para transformar sua vida por meio da educação”, ressaltou.