“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul |
“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul
“É uma emoção enorme, parece até um sonho. Acho que só vou entender de verdade quando chegarmos na Coreia do Sul”. O depoimento da estudante Vitorya de Melo Soares, do CETI José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, traduz a ansiedade e a expectativa que tomaram conta de alunos e familiares momentos antes do embarque no aeroporto de Teresina, nesta quinta-feira (4) rumo à Coreia do Sul.
O grupo de 20 estudantes e 4 professores da rede pública do Piauí foram vencedores no Seduckathon 2025 e agora vivenciarão o intercâmbio na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT). São alunos dos CETIs Liceu Parnaibano (Parnaíba), José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença-PI).
Na despedida à filha Vitorya, o sentimento é de orgulho. Para Marcos Soares, a dedicação da filha sempre foi motivo de inspiração. “Ela é muito estudiosa e sempre foi ligada à tecnologia. Ver essa conquista é um orgulho”. Já a mãe, Socorro Soares, falou com lágrimas nos olhos. “É um sonho que ela realiza, mas para mim, como mãe, é ainda mais gratificante. Agradeço a todos por essa oportunidade”, contou.
Outro sentimento presente no embarque dos jovens foi ansiedade por novas experiências, como relata a estudante Alicia dos Santos Sousa, do CETI Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, de Valença-PI. “Quero conhecer toda a tecnologia aplicada nos estudos e experimentar a culinária de lá”, revelou.
O pai, Wellington Avelino, destacou o orgulho e a alegria de ver a filha única realizar um sonho. “O intercâmbio vai somar para o futuro. Sempre apoiei a Alicia e agora vejo que todo o esforço dela nos estudos valeu a pena”, disse emocionado.
Educação que conecta o Piauí ao mundo
No Korea IT, os intercambistas terão aulas de programação, machine learning e desenvolvimento em Python, com metodologias adaptadas ao ensino médio. A imersão também inclui visitas a palácios históricos, mercados tradicionais, museus e parques, garantindo uma experiência completa de aprendizado e vivência cultural.
Representando o Secretário Washington Bandeira, o superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, destacou o impacto da iniciativa. “Hoje temos, simultaneamente, 55 alunos vivenciando intercâmbio em diferentes países. O objetivo é mostrar para toda a rede que é possível, através da dedicação aos estudos e à tecnologia, conquistar novas oportunidades. Esse programa é transformador e amplia horizontes para milhares de jovens piauienses”, disse.
Seduckathon 2025
O grupo que embarcou para a Coreia do Sul integra o programa de intercâmbio educacional da Seduc, que vai levar ao todo 130 estudantes e 26 professores da rede estadual para experiências em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Somente no Seduckathon, 9 mil estudantes participaram com projetos e os melhores foram selecionados para representar o Piauí no exterior.
Apoiado integralmente pelo Governo do Estado do Piauí, o programa oferece aos estudantes e professores kits de viagem com notebooks, malas, roupas e cadernos, além de passagens, hospedagem, alimentação, seguro, passaporte e visto.