Mais de mil Estudantes Seduc iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação

Mais de mil estudantes da rede pública estadual do Piauí iniciaram as aulas teóricas para conquistar a primeira habilitação na categoria A (motocicleta), por meio do programa CNH Social Estudantil. A formação, 100% gratuita, está sendo realizada durante o recesso escolar, em escolas-polo localizados nas quatro zonas de Teresina.


Além do acesso gratuito ao curso, os participantes concorreram a prêmios. Após responderem um quiz interativo, cinco alunos foram premiados com notebooks entregues diretamente nas escolas.


A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Detran e a Seplan. A meta é beneficiar 10 mil jovens da rede estadual com a primeira habilitação de forma gratuita. 

As aulas ocorrem de forma híbrida, com transmissões ao vivo pelo Canal Educação e acompanhamento presencial nas escolas-polo. A primeira turma é composta por jovens com 18 anos completos  previamente selecioandos e que já passaram por exames médicos, psicotécnicos e coleta de biometria.


Para Sarah Isabelle Vaz, aluna do CETI José Pacífico de Moura Neto, conquistar a habilitação sem custos é um sonho realizado. “Essa é uma oportunidade que nem todo mundo tem. Me sinto privilegiada. Vai mudar minha vida”, afirma.

Já Thallysson Evangelista, colega de Sarah, destaca o impacto da formação na segurança no trânsito. “Estamos aprendendo como nos comportar de forma responsável. Isso ajuda na locomoção para o trabalho e na prevenção de acidentes", disse.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o papel da escola na formação de condutores mais conscientes. “Essa é uma política pública de alto impacto. A maioria dos acidentes envolve motociclistas jovens e pode ser evitada com formação adequada. Ensinar sobre trânsito ainda na escola é salvar vidas. Estamos preparando nossos estudantes para o futuro com responsabilidade e cidadania”, lembrou o gestor.

As aulas teóricas acontecem de segunda a sexta  até o fim das férias  e, depois, continuam aos sábados nas escolas de origem dos alunos. A formação abrange 11 Centros de Tempo Integral  em todas as regionais de Teresina.