Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense
O cenário da aula da última quinta-feira (3) foi especial para 40 Estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso. Do município de Castelo do Piauí, onde moram e estudam, os jovens pegaram a estrada rumo a Oeiras, a fim de conhecer, “in loco”, um pouco mais da história da primeira capital piauiense.
A atividade integra o Projeto Turismo Escolar, promovido pelas Secretarias de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e do Turismo (Setur), que propõe aos Estudantes da Rede Pública Estadual roteiros educativos que desbravam mais da história, cultura, arte, arqueologia, geografia e meio ambiente do nosso estado.
Refazendo os passos na primeira capital
Em Oeiras, os Estudantes puderam
percorrer os principais sítios históricos que marcam os primeiros dias do
Piauí, como a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, o Museu de Arte Sacra de
Oeiras, os solares dos Condes da Boa Vista e das Doze Janelas, a Casa de Câmara
e Cadeia, Casa da Pólvora, a Igreja do Rosário e dos Homens Pretos, o Mirante
do Morro da Cruz e a casa de Cônego Cardoso, personagem histórico que dá nome a
Escola onde estudam, sediada a 280 quilômetros de distância.
Para o Estudante Rayner Alves, visitar locais de tamanha importância para a formação do Piauí abriu novas perspectivas sobre seu próprio povo e estado.
“Achei excelente, foi muito importante conhecer uma parte importante do passado do nosso estado, tão de perto. Poder vivenciar essa viagem por meio do projeto foi de grande importância para ampliar nosso conhecimento sobre a história piauiense”, refletiu o jovem.
Mais abrangente e inclusivo
Ainda maior do que em 2024, o
Projeto Turismo Escolar irá atender, em 2025, cerca de 1.500 estudantes da Rede
Estadual – número superior ao dobro da edição anterior, além de ampliar de 6
para 14 os destinos turísticos pedagógicos, visitando cidades como Piracuruca,
São Raimundo Nonato, Luís Correia e Castelo do Piauí.
Mais do que uma excursão escolar, a iniciativa apresenta aos alunos um novo olhar sobre a cultura, identidade e território piauiense, por meio de vivências presenciais guiadas por Educadores, Especialistas locais e materiais interativos. Os roteiros envolvem sítios arqueológicos, trilhas ecológicas, patrimônio histórico, religiosidade popular e cultura oral, mapeados estrategicamente para enriquecer os conteúdos do currículo do Ensino Médio.
“Experiências como essa não apenas ampliam a visão de mundo desses jovens, como também os auxiliam na sua formação cidadã e estreitam a relação com o seu próprio estado, história e cultura. Esse sentimento de pertencimento é essencial no processo de formação dos nossos jovens”, afirma o Secretário Washington Bandeira.
O projeto inclui uma trilha pedagógica complementar desenvolvida pelo Canal Educação, com videoaulas, videocasts e quizzes interativos, alinhados ao currículo do Ensino Médio e aos temas vivenciados nos territórios. Todo o conteúdo é gratuito e acessível nas plataformas da Seduc.
Além disso, os Estudantes recebem
transporte gratuito, alimentação, kits personalizados e acompanhamento
pedagógico, o que torna o acesso equitativo e inclusivo.