Sustentabilidade e Empreendedorismo: Estudantes de Buriti dos Lopes visitam Usina Eólica em Luís Correia
Como parte do projeto “Ecossistema Sustentável”, 27 alunos da 1ª série do Ensino Médio, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Luzia Seixas de Oliveira Aquino, em Buriti dos Lopes, realizaram uma visita técnica à Usina Eólica na Praia Pedra do Sal, em Luís Correia.
A atividade integrou o curso técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo, proporcionando uma aula prática sobre energia renovável, sustentabilidade e ética profissional.
Genival Silva, gestor do CETI destacou que a ação foi planejada para conectar os conteúdos pedagógicos com o futuro profissional dos alunos. A experiência ampliou o entendimento teórico, despertando o interesse e estimulando a curiosidade dos estudantes sobre temáticas relacionadas à energia limpa e empreendedorismo.
“A ideia foi justamente focar no projeto de vida dos estudantes, fazendo com que eles pensem sobre suas perspectivas futuras no empreendedorismo, inclusive considerando áreas como as energias sustentáveis. Aproveitamos o conteúdo de duas disciplinas e organizamos essa visita para reforçar, na prática, o entendimento deles sobre o tema”, disse o gestor.
Aprendizados e descobertas
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o funcionamento dos aerogeradores, compreender o processo de transformação da força dos ventos em energia elétrica renovável, além de observar ações de preservação ambiental desenvolvidas no local.
Enzo Lenó, aluno do CETI, reforçou o conhecimento adquirido em sala e descreveu a experiência como enriquecedora. “Descobrimos como a usina tem parcerias com órgãos ambientais e se preocupa não só com a geração de energia renovável, mas também com a preservação do meio ambiente, como na proteção das tartarugas. Aprendemos que há de 20 a 30 aerogeradores em Parnaíba e que a energia é distribuída para várias cidades litorâneas”, destacou o estudante.
Já Antônia Lorrane Medeiros enfatizou a importância da visita para compreender, na prática, o que foi estudado.
“Esse passeio foi muito importante. Aprendemos sobre a energia eólica, que é renovável e não polui o meio ambiente. O pessoal da usina foi super atencioso, explicaram como as torres são feitas e falaram sobre a atuação dos órgãos ambientais na preservação. Foi um aprendizado que vamos levar para a vida toda”, explicou.
Educação Integral e experiências formativas
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a visita é um exemplo de como o modelo de Educação em Tempo Integral integrado à Educação Profissional amplia as possibilidades pedagógicas, permitindo que os estudantes vivenciem experiências práticas que complementam os conteúdos abordados em sala de aula. “O ensino em Tempo Integral atrelado à Educação Profissional permite que as escolas explorem melhor os recursos pedagógicos, promovendo atividades que estimulam o protagonismo estudantil, preparando nossos estudantes para o mundo do trabalho nas mais diversas áreas”, ressaltou o Secretário.