CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

O Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), referência no ensino de idiomas no Piauí, ganhou nesta sexta-feira (16) uma nova estrutura, moderna e equipada para atender, com mais qualidade, cerca de 2 mil estudantes da rede estadual e da comunidade. A entrega foi feita pelo Governador Rafael Fonteles e pelo Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, em solenidade no bairro Primavera, zona Norte de Teresina.

A obra representa um passo importante na formação integral dos jovens piauienses. Agora, o espaço conta com salas de simulação e linguagens, biblioteca, laboratório de informática, auditório, sala multimídia e ambientes de aula mais confortáveis, climatizados e acolhedores. Os cursos oferecidos seguem gratuitos e abertos à comunidade.

“É mais uma entrega importante da nossa rede estadual. Um Centro Especializado no Ensino de Línguas, que complementa o trabalho das Escolas de Tempo Integral e está à disposição não apenas dos estudantes da rede pública, mas de toda a comunidade”, destacou o Governador Rafael Fonteles.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou que o novo CCL é parte da política educacional que o Governo do Estado vem promovendo para conectar a juventude piauiense ao mundo. “Estamos preparando nossos jovens para serem cidadãos globais. Em um mundo onde saber se comunicar em outros idiomas é diferencial, o Centro de Línguas democratiza o acesso à formação linguística de qualidade, gratuita e de excelência. A nova cara do CCL é, na prática, a tradução de uma política educacional que aposta em acesso, qualidade e futuro.”, afirmou.

Ensino de idiomas com método prático e imersivo


A nova estrutura também marca uma mudança na metodologia de ensino. Segundo o professor Wildon Morais, que atua no CCL há três anos, os novos ambientes ampliam as possibilidades de uma aprendizagem mais ativa e próxima da realidade.

“Agora temos condições de trabalhar com mais dinamismo, simulando situações reais de conversação, indo além da aula tradicional. A sala de simulação, por exemplo, permite criar contextos que tornam o aprendizado mais eficiente e interessante para os alunos”, destacou o docente.

Apoio ao Seduckathon: idiomas para ir além das fronteiras

 

O CCL também cumpre papel estratégico na preparação dos estudantes que participam do Seduckathon, projeto da Seduc voltado à inovação e à tecnologia, que premia estudantes com Intercâmbios Educacionais. Em 2024, os classificados para os Estados Unidos e Coreia do Sul receberam aulas específicas de conversação no Centro de Línguas.

“Durante quatro meses, tivemos aulas intensivas com professores do CCL. Foi um reforço fundamental para a viagem. As aulas nos deram mais segurança para falar e entender o inglês em situações reais”, contou Izamara de Sousa, estudante do CETI Maria da Conceição Salomé e uma das intercambistas da primeira edição do projeto.

Para este ano, a preparação será ampliada e incluirá todos os estudantes e professores que avançarem para a segunda fase da competição, já que parte das apresentações do hackathon será obrigatoriamente em inglês.