Estudantes Seduc levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em ação criativa de preparação para o Enem e Saeb
Em vez de sala de aula, as calçadas da cidade. Em vez de quadro e giz, cartilhas, entrevistas e muita conversa com a comunidade. Foi assim que 94 estudantes do CETI João Pinheiro, em Guadalupe, viveram uma experiência diferente nesta semana: a Blitz da Leitura e Matemática. A ação transformou ruas, praças e mercados da cidade em verdadeiras salas abertas, onde o aprendizado foi levado diretamente à população de forma leve, criativa e engajada.
A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e está alinhada às diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), que vem investindo fortemente em uma Educação mais conectada com realidade das comunidades e com foco na aprendizagem ativa.
“A parte que eu mais gostei foi parar o pessoal na rua para conversar”, conta entusiasmada Léia Damares, aluna da 2ª série do Ensino Médio Integrado ao curso de Marketing Digital, que participou da produção de folders, entrevistas e da mobilização nas ruas.
Ao todo, estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio levaram à comunidade cartilhas, quizzes, piadas matemáticas e sugestões de leitura. Eles também explicaram como a matemática está presente em atividades do dia a dia, como calcular contas de luz ou planejar gastos do mês. Tudo isso com bom humor, criatividade e muita troca. “Entrevistar as pessoas e apresentar os conteúdos de forma interativa foi o mais marcante. Mostrou que a escola pode se aproximar da comunidade”, compartilhou Iuna Gabriela, também aluna do Ceti.
A blitz foi apenas uma das etapas de um processo mais amplo de preparação, que incluiu oficinas interdisciplinares, produção de materiais pelos próprios estudantes e o reforço dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática avaliados pelo Saeb.
Para o Gestor do Ceti, Márnio Henrique Alves, a iniciativa mostra como a Educação pode ser transformadora quando ultrapassa os muros da escola. “Projetos como esse despertam o hábito da leitura, incentivam a interpretação de texto, fortalecem o respeito mútuo e ensinam a importância do diálogo. É uma formação integral, que trabalha conhecimento, atitude e empatia", avalia.
Seduc intensifica preparação dos Estudantes
A Blitz da Leitura e Matemática integra o conjunto de ações do Programa Gestão da Aprendizagem, que tem como foco a melhoria da Educação do Piauí por meio de um acompanhamento pedagógico sistemático avaliações, formações e fortalecimento do trabalho colaborativo entre escolas.
“O Programa Gestão da Aprendizagem é uma das nossas maiores prioridades porque parte do princípio de que não há melhoria nos resultados sem investimento direto em quem ensina. Através da formação continuada, estamos fortalecendo o trabalho dos nossos professores, oferecendo ferramentas para que eles desenvolvam práticas pedagógicas mais atrativas, contextualizadas e eficazes. Nossa meta é tornar a sala de aula um espaço mais dinâmico, onde os estudantes compreendem melhor, se sentem mais motivados e realmente aprendem”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Com ações como essa, as Escolas Seduc mostram que é possível unir ensino, criatividade e participação social. E que aprender, mais do que decorar fórmulas, é construir conhecimento com os pés no chão e o olhar no futuro.