Campanha de vacinação nas escolas Seduc garante saúde preventiva para estudantes |
Campanha de vacinação nas escolas Seduc garante saúde preventiva para estudantes
Nesta sexta-feira (25), a tarde dos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Área Leão, localizado na zona Sul de Teresina foi marcada pela promoção da saúde e do bem-estar durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi-PI) e os Ministérios da Saúde e da Educação.
Levando os principais imunizantes diretamente ao ambiente escolar, a iniciativa pioneira reforça o papel do Governo do Piauí em garantir que cada estudantes da rede pública, com até 15 anos de idade, conte com saúde integral para aprender com mais segurança e qualidade.
Com caráter permanente, esta ação integra o novo programa de saúde e segurança das escolas da Seduc, garantindo que todo estudante do tempo integral tenha acesso facilitado aos principais imunizantes, explicou o Secretário Washington Bandeira.
“A ação vai permanecer por todo o ano, porque nós incluímos essa ação dentro do nosso programa permanente de saúde e segurança nas escolas Seduc. Eles estudam em tempo integral, então eles terão essa oportunidade de vacinação sem precisar se deslocar para receber o imunizante. Isso previne doenças e garante saúde para que todos mantenham uma rotina adequada de estudos”, destacou o Secretário.
Os 64 alunos aptos do CETI recebem doses de Febre Amarela, Hepatite B, dT (difteria e tétano), Meningocócica ACWY, Tríplice Viral e HPV, aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“As equipes de imunização das UBS municipais vêm às escolas, fazem a triagem, analisam a caderneta de vacinação e aplicam, conforme a necessidade do aluno. Tudo isso sem que ele precise voltar a postos de saúde fora do horário de aula”, explicou o secretário Antônio Luiz, da Sesapi-PI.
Além da vacinação, até o próximo mês a escola receberá uma sala de saúde digital: um sistema de telemedicina com especialistas médicos e não médicos, garantindo atendimento prioritário e suporte imediato aos estudantes. A programação também inclui palestras educativas e atividades de sensibilização e na promoção da saúde coletiva.
Com a caderneta de vacinação nas mãos a jovem Sabrina Gomes, aluna do 9º ano, lembrou que a iniciativa garante a atualização constante das vacinas. “Ter a vacinação aqui na escola facilita completar a caderneta e evita enfrentar longas filas. E, acima de tudo, me dá mais segurança para prevenir doenças e seguir focada nos estudos”, afirma a jovem de 14 anos.
Maximus Sousa Lopes, também de 14 anos, afirmou que será um dos primeiros a se imunizar. “A vacinação é essencial para manter nossa saúde e proteger o corpo contra vírus ou outra doença. Meus pais aprovaram a ideia, pois a campanha nas escolas resolve a falta de tempo de quem não consegue ir aos postos e perderia aula”, lembrou o aluno.
Ao longo de 2025, a Seduc-PI, em conjunto com as Gerências Regionais de Educação e secretarias municipais, estenderá a ação a toda a rede estadual, mobilizando alunos, famílias e comunidades para fortalecer a cultura da imunização.
Com esta iniciativa, a Seduc-PI reafirma seu compromisso de promover uma educação integral com saúde e cidadania na construção de um futuro mais seguro para os alunos piauienses.