Alunos e professores Seduc se unem para transformar comunidades com criatividade, tecnologia e compromisso social

Em um mundo onde os desafios são cada vez mais complexos, encontrar soluções criativas e sustentáveis começa pela educação. E foi exatamente esse o espírito que tomou conta dos dias 10 e 11 de junho, durante o encontro formativo do programa Solve for Tomorrow Brasil, uma iniciativa da Samsung em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).


A ação reuniu professores e estudantes da rede estadual em uma jornada de aprendizado colaborativo, troca de experiências e criação de projetos com foco em ciência, tecnologia e impacto social. A proposta é clara e potente: desenvolver ideias que ajudem a resolver problemas reais das comunidades onde vivem.

Professores inspiram e aprendem juntos

No primeiro dia do encontro, a oficina “Professores do Amanhã” envolveu 60 docentes das Gerências Regionais de Educação de Teresina em atividades práticas baseadas na abordagem STEM, sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A formação teve como foco o uso de situações-problema do cotidiano como ponto de partida para o desenvolvimento de projetos inovadores, capazes de mobilizar o protagonismo estudantil. Durante as chamadas “Estações de Aprendizagem”, professores de Ciências da Natureza e Matemática compartilharam vivências e estratégias para tornar o ensino mais conectado com a realidade dos alunos.


A professora Sherlane de Oliveira Sousa, do CETI Professor Antônio Maria Madeira, elogiou o modelo aplicado. “Foi uma experiência muito positiva. A proposta das estações é inovadora e totalmente aplicável em sala. A gente identifica o problema, analisa os fatores e propõe uma solução junto com os estudantes”, afirmou.

O professor Pelrry da Silva Costa, do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, também destacou o impacto do novo formato. “É uma metodologia diferente, que coloca o aluno no centro do processo. Eles deixam de ser apenas receptores de conteúdo e passam a liderar projetos com impacto direto no dia a dia”, explicou.

Estudantes criam soluções para o futuro

No segundo dia do evento, foi a vez dos alunos ocuparem o centro das atenções. A oficina “Sementes do Amanhã”, realizada no CETI Darcy Araújo, reuniu 30 estudantes de quatro escolas de Tempo Integral de Teresina.


Organizados em grupos, eles refletiram sobre os desafios dos próprios bairros e criaram propostas ligadas à sustentabilidade. As dinâmicas fortaleceram habilidades como escuta ativa, pensamento crítico e trabalho em equipe. A cada passo, o objetivo era desenvolver soluções viáveis e alinhadas aos princípios de cidadania e inovação.

Maria Julia Modesto, aluna do CETI Maria de Lourdes Rebelo, destacou o quanto o projeto ampliou sua visão de mundo. “Foi uma experiência incrível. Aprendemos a pensar à frente e a encontrar formas sustentáveis de resolver problemas reais ao nosso redor”, disse.

Luzia Brito Furtado, também participante da oficina, resumiu o impacto do projeto com entusiasmo. “Percebemos como pequenas atitudes, como plantar árvores ou separar lixo, podem fazer a diferença. Isso nos inspira a agir”, afirmou.


Educação como ponto de partida para a transformação

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a escola pública precisa ser espaço de criação e pertencimento. E a formação em Tempo Integral tem mostrado resultados concretos. “A Educação em Tempo Integral que estamos construindo no Piauí já dá frutos hoje. Ao investir em metodologias ativas e em projetos conectados com os desafios reais da sociedade, estamos formando jovens protagonistas, criativos e conscientes do papel que têm na transformação das suas comunidades”, avaliou.

A parceria entre Seduc e Samsung, por meio do Solve for Tomorrow, reforça que o conhecimento, quando aliado à ação, é uma das ferramentas mais poderosas para construir o futuro que todos desejamos.