Tech Para Todos: Estudantes Seduc participam de Hackathon com foco em inovação e inclusão

Transformar realidades por meio da tecnologia. Esse foi o ponto de partida do Tech Para Todos, evento que começou nesta quinta-feira (24), no Gran Hotel Arrey, em Teresina, reunindo Estudantes da rede estadual, Universitários, Educadores e Especialistas em uma maratona de ideias voltadas à inovação e inclusão na Educação Pública.


A ação, promovida com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), tem como foco estimular soluções tecnológicas criadas pelos próprios estudantes — jovens que vivenciam, diariamente, os desafios e possibilidades da escola pública.

Hackathon Inclusivo: ideias que nascem do Chão da Escola

O primeiro dia foi marcado pelo Hackathon Inclusivo, em que 21 estudantes de cinco Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) se dividiram em equipes para desenvolver propostas tecnológicas com impacto social. A missão foi criar soluções acessíveis para melhorar o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência.


Participaram equipes dos seguintes CETIs:

Mundim Ferraz

Professora Maria de Lourdes Rebelo (com duas equipes)

Residencial Pedra Mole

Lucídio Portela

Áleff Miranda de Morais, da 3ª série do CETI Lucídio Portela, vibrou ao apresentar o projeto da sua equipe: uma plataforma educacional personalizada para alunos com deficiência intelectual. “A ferramenta se adapta ao ritmo de cada estudante, ajustando os conteúdos com base no perfil de aprendizagem. É uma forma de tornar o conhecimento mais acessível e eficiente”, explicou.

Já Maria Aparecida dos Santos, da 2ª série do CETI Pedra Mole, destacou o poder transformador da maratona. “Aqui, a gente vê como a tecnologia pode, de verdade, mudar vidas. Estamos aprendendo a criar soluções que fazem sentido para quem mais precisa”, disse.


Nesta sexta-feira (25), o evento continua com o Fórum de Avaliação de Resultados e a premiação dos melhores projetos. A cerimônia, também no Gran Hotel Arrey, contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que acompanhará a exposição dos projetos.

Mais do que reconhecer boas ideias, o evento tem o compromisso de transformar os melhores projetos em soluções reais. As propostas com maior potencial serão acompanhadas por equipes técnicas, com foco na implementação nas Escolas Seduc.

“Estamos construindo um novo modelo de educação: mais conectado com o presente e mais justo com o futuro. A tecnologia, quando usada com propósito, é uma ponte para igualdade de oportunidades”, reforçou o Secretário Washington Bandeira.

Tecnologia a serviço da Educação Pública


O Tech Para Todos também reflete os avanços do novo modelo de Ensino Médio em Tempo Integral do Piauí, que foi universalizado em 2025, integrando a formação acadêmica com a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Uma proposta que prepara os estudantes para os desafios do presente, conectando conhecimento, prática e futuro em uma mesma sala de aula.

“A Seduc já oferece cursos técnicos como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e aulas de Inteligência Artificial, que hoje alcançam mais de 120 mil alunos em todo o estado. Ao estimular experiências como o hackathon, a gestão do Governador Rafael Fonteles amplia o protagonismo juvenil e transforma a sala de aula em um espaço vivo de criação, conexão e impacto”, afirmou o Secretário Washington Bandeira.