Prêmio Alfa-10 reconhece 104 escolas e reforça protagonismo do Piauí na Alfabetização Infantil

SERVIÇO

Solenidade de premiação da 4ª Edição do Prêmio Alfa-10 e aniversário do Pacto pelas Crianças do Piauí

Data: 23 de abril (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Centro de Convenções de Teresina – CCT

Em um momento marcado por celebração, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação, o Governo do Piauí premia, nesta quarta-feira (23), 104 escolas que se destacaram pelos avanços na Alfabetização de crianças na Idade Certa. A solenidade acontece no Centro de Convenções de Teresina e integra a 4ª edição do Prêmio Alfa-10, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Coordenadoria do Pacto pelas Crianças.

O evento também marca os dois anos de criação do próprio Pacto, que vem mobilizando municípios, escolas e profissionais da educação em torno de um objetivo comum: garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os 7 anos de idade.

São esperados cerca de 1.500 convidados, entre Prefeitos, Primeiras-damas, Gestores Municipais de Educação, Professores, lideranças escolares e representantes de instituições parceiras.

Avanços que merecem ser celebrados

Criado para valorizar boas práticas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, o Prêmio Alfa-10 reconhece escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa). Em 2023, 78 escolas foram premiadas. Este ano, o número subiu para 104.

Mas o prêmio vai além do reconhecimento. As escolas contempladas tornam-se referência dentro da rede e assumem um papel ativo na cooperação técnico-pedagógica com outras unidades que enfrentam maiores desafios. É uma forma de espalhar boas práticas e fortalecer uma rede solidária de aprendizagem em todo o estado.

“O Prêmio Alfa-10 é a prova de que estamos construindo uma nova história para a educação do Piauí. Alfabetizar na idade certa vai além de uma meta pedagógica — é um compromisso ético, de Estado, com o presente e o futuro das nossas crianças. Ao premiar essas escolas, reconhecemos o trabalho coletivo de gestores, professores, estudantes e famílias que estão fazendo a transformação acontecer onde tudo começa: na alfabetização”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Educação como prioridade

O Prêmio Alfa-10 integra o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivos:

Melhorar os indicadores de leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental;

Estimular a cooperação entre escolas;

Oferecer apoio pedagógico e financeiro a unidades com menores desempenhos;

Engajar os profissionais da educação no compromisso com a alfabetização até os 7 anos.

Durante a cerimônia, também serão entregues as medalhas de Prata e Bronze do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada. O Piauí, que já se destaca nacionalmente, foi reconhecido em janeiro com o Selo Ouro, entregue pelo Ministério da Educação, em Brasília — uma conquista que reforça o protagonismo do estado no cenário da alfabetização.

“O que estamos vivendo é uma verdadeira Revolução, que parte da base e alcança todos os cantos dos 224 municípios piauienses. E a chave para isso tem nome: Educação. Com ela, abrimos as portas para mais e melhores oportunidades”, conclui Washington Bandeira.