Estudante Seduc é ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê e sonha com vaga na seleção |
Estudantes de Uruçuí conquistam primeiro emprego em multinacional com apoio da Seduc
Conquistar o primeiro emprego, ter a carteira assinada e dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Esse sonho agora é realidade para 12 estudantes da rede pública estadual de Uruçuí, no sul do Piauí. Graças ao programa Oportunidade Jovem, eixo Aprendizagem Profissional, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), eles garantiram vagas em uma multinacional do agronegócio, unindo aprendizado teórico e experiência profissional.
Felipe Trajano, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, é um dos beneficiados. Aos 17 anos, ele encara essa conquista como um divisor de águas. "É a chance de colocar em prática tudo o que aprendo no curso. A formação técnica no ensino médio tem justamente esse objetivo e conseguir uma vaga em uma multinacional logo no primeiro emprego não acontece todo dia", celebra.
Três vezes por semana, Felipe
dedica quatro horas ao trabalho na empresa. Para que ele não perca o ritmo
escolar, a escola disponibilizou um professor para ajudá-lo a repor conteúdos.
Essa estrutura de acompanhamento é um dos diferenciais do programa, que garante
suporte pedagógico aos estudantes enquanto eles ingressam no mundo
profissional.
Ensino e trabalho caminhando juntos
A integração entre estudo e trabalho é um dos pilares do Oportunidade Jovem. A diretora do CETI Maria Pires Lima, Nucelina Brito, vê a iniciativa como um marco na educação do município. "Esse programa tem elevado nossos índices educacionais e aproximado os alunos do mercado de trabalho. Para eles, conseguir a primeira experiência em uma multinacional é um ganho imenso. Além de enriquecer o currículo e os conhecimentos práticos, fortalece o engajamento nos estudos e garante benefícios como carteira assinada, vale-alimentação e plano de saúde", destaca.
A estudante Ludymilla Chaves, de 17 anos, que cursa Técnico em Administração, logo percebeu o impacto da vivência profissional no seu dia a dia. "Aprendi muito além do conteúdo técnico. Disciplina, organização, trabalho em equipe e comunicação são habilidades que vou levar para qualquer carreira que seguir", afirma.
Para Édla Costa, também de 17
anos, essa oportunidade tem um significado ainda maior. Filha de trabalhadores
rurais, ela vê no programa uma chance de retribuir todo o esforço da família.
"Ter a carteira assinada trouxe uma sensação de responsabilidade e
conquista. Esse emprego não é só meu, é um sonho realizado também para os meus
pais, que sempre trabalharam duro para me dar oportunidades", compartilha.
Expansão e impacto do programa
Criado para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, o Oportunidade Jovem investiu mais de R$ 12 milhões em iniciativas de estágio, monitoria e aprendizagem profissional. Só no eixo Aprendizagem Profissional, nos últimos dois anos, 287 estudantes foram contratados como aprendizes em 55 empresas parceiras, em um esforço que abrangeu 77 escolas estaduais.
E os números não param de crescer. Em 2025, a Seduc já conta com 372 estudantes aprendizes, de 83 escolas, atuando em empresas privadas. O programa também ampliou sua rede de apoio, fechando parcerias com 64 empresas, consolidando-se como um dos principais projetos de inclusão profissional para jovens piauienses.
“Iniciativas como essa demonstram que a gestão do Governador Rafael Fonteles está não apenas abrindo portas para o futuro de seus estudantes, mas também reforçando o compromisso de transformar a Educação em um verdadeiro trampolim para novas oportunidades e o sucesso desses jovens”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.