Seduc capacita professores para ensino de Inteligência Artificial e uso das ferramentas Google nas escolas
Cerca de 250 educadores da rede estadual participaram, nesta quarta-feira (2), de mais uma etapa da formação continuada em Inteligência Artificial (IA). O evento, realizado no auditório Sucesso, em Teresina, faz parte do encontro “Fortalecendo o Ensino de IA no Piauí: Projeto Pioneiro nas Américas”, consolidando o estado como referência no ensino da IA na Educação Básica — reconhecimento feito pela Unesco. Além disso, a programação alinhou o planejamento para 2025.
IA nas escolas: um ensino mais conectado com o futuro
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da interdisciplinaridade no ensino de Inteligência Artificial e anunciou a ampliação do uso das ferramentas Google na rede pública. “Temos professores de matemática, física, biologia e até ciências humanas integrando a IA em suas disciplinas, tornando a formação ainda mais rica e abrangente. Nosso objetivo não é apenas ensinar programação ou como usar IA para pesquisas, mas desenvolver também habilidades de Educação Midiática, preparando os alunos para um mundo digital cada vez mais exigente”, afirmou.
Bandeira também ressaltou os avanços estruturais na implementação da tecnologia nas escolas. “Quando assumimos, menos de 20% das escolas tinham laboratórios de informática. Hoje, esse número já ultrapassa 80%. Em dois anos, fizemos mais do que em toda a história da educação do Piauí. Além da infraestrutura, investimos na conectividade e na capacitação contínua dos professores, porque sabemos que os alunos já estão naturalmente conectados à tecnologia”, destacou.
Formação que impacta o aprendizado dos estudantes
O Professor David Abreu, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cristino Castelo Branco, acredita que a formação abre novas possibilidades para os estudantes. “Desde o início, quis fazer parte desse projeto porque sabia o impacto que teria na vida dos alunos. A área de IA exige profissionais criativos, que dominem as linguagens da tecnologia. Nossa missão como professores é garantir que esse conhecimento chegue a todos, de forma acessível”, afirmou.
A representante do Google, Roberta Jezler, reforçou o compromisso da empresa com a Educação no Piauí e anunciou novas iniciativas. “Desde o primeiro momento, ouvimos do Governador Rafael Fonteles que a prioridade era a educação. Isso nos motivou a apoiar o projeto. Já inauguramos a primeira Sala Google no estado e queremos expandir ainda mais essa iniciativa. Nosso próximo objetivo é criar uma Escola de Referência Google, com tecnologia de ponta para potencializar o aprendizado de IA”, declarou.
Especialização em IA para professores
Outro avanço anunciado foi a criação de uma especialização em ensino de Inteligência Artificial para os professores da rede estadual. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a UFPI, UESPI e IFPI e busca ampliar a formação docente ao longo do ano.
O Secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, André Macedo, destacou o impacto dessa qualificação para a educação no estado. “Percebemos que os alunos absorvem bem o conteúdo de IA, mas é essencial preparar os professores para essa nova realidade. Por isso, estamos criando essa especialização, tornando o Piauí pioneiro ao oferecer formação específica para toda a rede de ensino”, afirmou.
O evento também contou com palestras sobre a capacitação de professores e alunos na área de Inteligência Artificial, ministradas por especialistas como Fabbio Borges, Vinícius Ponte, Rosa Vicari e Nazareno Fonteles.
Com infraestrutura reforçada, professores capacitados e parcerias estratégicas, o Piauí avança na construção de um ensino público mais conectado com o futuro.