Seduc aumenta número de Minitestes para fortalecer aprendizado de mais de 100 mil alunos no Piauí |
Seduc aposta em formação de Gestores e Escolas de Tempo Integral para melhorar aprendizagem dos estudantes
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tem apostado na formação contínua dos Gestores Escolares e em uma gestão baseada em dados e evidências para impulsionar a aprendizagem dos estudantes. Como parte dessa estratégia, foi realizado nesta terça-feira (11) mais um módulo do curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma, que capacita gestores da rede estadual para aprimorar a gestão pedagógica e administrativa das escolas.
A iniciativa reúne 33 Gestores Escolares selecionados como mentores, que terão a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos com outros Diretores e Coordenadores. A formação, que acontece no Metropolitan Hotel em parceria com o Instituto Unibanco, busca fortalecer a cultura de gestão por resultados, garantindo que todas as Escolas Seduc desenvolvam seus projetos com excelência e eficiência.
Formação continuada para transformar a escola
O curso tem um papel estratégico na melhoria dos indicadores educacionais do Piauí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A formação ocorre em quatro módulos, totalizando 248 horas ao longo de oito meses, e inclui conteúdos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, os Gestores participam de encontros presenciais e on-line, garantindo um acompanhamento contínuo.
Com um modelo estruturado, o curso alia teoria e prática, capacitando os Gestores a elaborar e executar Planos de Ação dentro de suas escolas. Cada Gestor Mentor acompanha um grupo de outros 20 Diretores e Coordenadores, promovendo um efeito multiplicador do conhecimento. “O meu trabalho é propagar e ajudar outros professores e diretores, contribuindo para o aprimoramento contínuo das práticas escolares”, afirma Wander Pires, Gestor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Amaral, localizado em Curimatá.
A Gestora Paulicéia de Assis Ribeiro, do CETI Moderna, em São Raimundo Nonato, também destaca o impacto da formação e a importância da troca de experiências. “Quando chegamos à nossa Gerência Regional de Educação (GRE), compartilhamos e orientamos nossos colegas. Esses momentos de formação e interação são fundamentais para o nosso crescimento profissional, pois nos dão direções e orientações para conduzirmos melhor o trabalho na escola”, pontua.
Gestão baseada em evidências e universalização das Escolas de Tempo Integral
A Seduc tem investido em uma
Gestão Educacional fundamentada em dados e evidências para superar as
desigualdades de aprendizagem. O Programa Gestão da Aprendizagem, um dos eixos
centrais dessa política, tem como foco a melhoria do Ideb do Piauí por meio de
um acompanhamento pedagógico sistemático, fornecimento de material didático
adequado, avaliações, formações e fortalecimento do trabalho colaborativo entre
escolas.
Outro pilar dessa estratégia é a Universalização das Escolas de Tempo Integral, que vem sendo ampliado na rede estadual. Com mais tempo na escola, os estudantes realizam mais avaliações diagnósticas, permitindo que professores e gestores tenham um mapeamento mais preciso das dificuldades de cada aluno. Isso possibilita intervenções pedagógicas mais eficazes e metodologias de ensino mais alinhadas às necessidades de aprendizagem.
Superando desigualdades: um modelo de excelência para todas as escolas
Diferentemente de modelos educacionais que criam “ilhas de excelência”, beneficiando apenas algumas unidades, a política da Seduc busca garantir que todas as escolas da rede desenvolvam seus projetos com a mesma qualidade e eficiência. A Gestão Estadual entende que a melhoria da Educação só acontece quando todos os estudantes têm acesso a um ensino de qualidade, independentemente da escola onde estudam.
Segundo o Secretário de Estado da
Educação, Washington Bandeira, a formação contínua dos gestores é essencial
para alcançar esse objetivo. “A formação dos Gestores e professores, aliada ao
uso de dados para tomada de decisões e a Universalização do Tempo Integral,
reforça o compromisso da Gestão do Governador Rafael Fonteles com uma Educação
Pública de qualidade para todos. Com essa abordagem, o Piauí avança na
construção de um modelo educacional sólido, que valoriza o aprendizado dos
estudantes e prepara a rede estadual para os desafios do futuro”, explicou.