Escolas Seduc podem enviar propostas para o Projeto Turismo Escolar a partir de 6 de março



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o regulamento para seleção das escolas da rede estadual que participarão do Projeto Turismo Escolar 2025. A nova edição ampliou o número de beneficiados e atenderá 1.500 alunos em 40 aulas-passeio.

Confira o regulamento aqui

A partir de 6 de março, as escolas interessadas poderão submeter propostas para levar turmas da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio a um dos municípios piauienses com polos turísticos disponíveis. Cada passeio terá 40 vagas para estudantes e quatro para professores.

As cidades incluídas no programa são: Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Barra Grande, Castelo do Piauí, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia, Esperantina, Batalha, Floriano, Lagoa do São Francisco, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Piracuruca, Pedro II e São Raimundo Nonato.

As propostas podem ser enviadas até 31 de outubro. A avaliação levará em conta critérios como justificativa pedagógica, alinhamento com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, estratégias metodológicas e impacto na formação dos estudantes. O desempenho da escola em avaliações internas e externas (SAEB e SAEPI) também será considerado.

As visitas pedagógicas ocorrerão de março a dezembro de 2025. Além da ampliação do número de participantes, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou a inclusão da Ópera da Serra da Capivara no roteiro. Escolas do Sul do estado terão acesso a uma apresentação exclusiva.

Bandeira destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes. "Estamos levando o dobro de alunos em relação à edição anterior. Eles terão a oportunidade de aprender além da sala de aula, conhecendo de perto a cultura, a história e a geografia do nosso estado. São mais passeios, mais municípios contemplados e uma experiência enriquecedora para a aprendizagem", afirmou.