Pré-Enem Seduc mobiliza mais de 160 estudantes da zona sul de Teresina |
Secretários Washington Bandeira e José Neto anunciam expansão e novas atrações do programa Turismo Escolar
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e do Turismo, José Neto Monteiro, lançaram nesta quinta-feira (27) as novidades da segunda edição do Projeto Turismo Escolar, que promete trazer uma experiência ainda mais enriquecedora para os estudantes piauienses em 2025. Nesta nova edição, o projeto dobrará o número de participantes, beneficiando 1.500 alunos da rede estadual, em comparação com os 700 da edição anterior.
“Em 2025, o Turismo Escolar é ampliado. Levamos mais de 700 estudantes em 20 roteiros turísticos que contemplaram sete municípios do Piauí em 2024. Agora, serão 1.500 alunos, 14 cidades e 40 aulas-passeio,” destacou o Secretário da Educação, Washington Bandeira, enfatizando o crescimento do projeto.
Uma das grandes novidades anunciadas é a inclusão da Ópera da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, na programação do projeto. “Várias escolas do Sul do Piauí terão a oportunidade de assistir a esse espetáculo, que contará com uma apresentação exclusiva para os jovens,” informou Bandeira.
O Secretário de Turismo, José Neto Monteiro, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da identidade e pertencimento dos estudantes com o estado. "Nosso estado é diverso e, nesta edição, os estudantes da rede pública poderão conhecer ainda mais do Piauí. São mais alunos, mais passeios e mais municípios contemplados,” afirmou.
O Projeto Turismo Escolar faz parte das ações do programa “Piauí, Aqui Tem Turismo” e promoverá visitas pedagógicas guiadas a atrativos turísticos, incluindo museus e locais históricos. Essa iniciativa visa proporcionar um aprendizado dinâmico e interativo, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes.
Podem participar estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, e as escolas têm a oportunidade de submeter propostas para aulas-passeio, escolhendo um dos municípios com polos turísticos disponíveis para visitação. As cidades incluídas no projeto são: Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Barra Grande, Castelo do Piauí, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia, Esperantina, Batalha, Floriano, Lagoa do São Francisco, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Piracuruca, Pedro II e São Raimundo Nonato.
As visitas pedagógicas estão programadas para ocorrer de março a dezembro de 2025, prometendo uma experiência única e transformadora para os jovens piauienses.