Estudantes Seduc de Picos e Floriano recebem formação sobre Defesa Civil com foco na redução de riscos e desastres

Nesta terça-feira (1º), os Estudantes Seduc dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI) Marcos Parente, em Picos, e Jacob Demes, em Floriano, receberam uma formação do Projeto Defesa Civil na Escola, uma iniciativa que visa capacitar estudantes para a prevenção e mitigação de desastres. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Defesa Civil do Piauí, promovendo atividades educativas e pedagógicas relacionadas à proteção e Defesa Civil, com foco na formação de uma comunidade escolar mais preparada e resiliente.


O público-alvo deste programa são os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, que participam das aulas ministradas por professores capacitados em metodologias ativas e interdisciplinares. A formação dos docentes ocorreu por meio de uma plataforma digital, com carga horária de 80 horas e agora os conteúdos são aplicados de forma lúdico-interativa nas salas de aula.

Mateus Silva, Estudante Seduc do 6º ano do Ensino Fundamental do CETI Jacob Demes agradeceu a formação. “Foi importante para que a gente conheça melhor como se proteger em situações de risco. Aprendemos coisas que a gente nem sabia que existiam. Agora eu sinto que posso ajudar minha comunidade escolar”, afirmou.


O Projeto Defesa Civil na Escola tem como objetivo principal desenvolver uma consciência coletiva e práticas preventivas no campo da gestão de riscos e desastres, tanto entre os estudantes quanto entre seus familiares e a comunidade em geral. O programa já está sendo implementado em escolas-piloto nas cidades de Teresina, Esperantina, Parnaíba, Picos e Floriano.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da iniciativa. "Estamos preparando nossos alunos para que se tornem protagonistas na prevenção de riscos e na gestão de desastres. O Projeto Defesa Civil na Escola não só capacita professores e estudantes, mas também envolve toda a comunidade, criando uma cultura de prevenção. Acreditamos que a educação tem o poder de transformar realidades e, por meio desse projeto, nossas escolas estão sendo fortalecidas para atuar na proteção e no bem-estar de todos”, reforçou.

A próxima escola a receber as aulas será a Unidade Escolar Petrônio Portela, em Esperantina. Na terceira fase do projeto, serão implantados os Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECS), que darão continuidade às ações de prevenção e proteção nas comunidades escolares.