Estudantes Seduc de Regeneração fazem passeio escolar em pontos turísticos de Pedro II

Os Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, do município de Regeneração (PI), participaram de um passeio escolar com visita aos pontos turísticos e históricos do município de Pedro II, cidade localizada a aproximadamente 200 quilômetros da capital Teresina. A ação envolveu 33 alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e quatro professores orientadores.

A iniciativa é resultado de um projeto intitulado “Conhecendo o Piauí” que está na 5ª edição, como explica a professora Adna Abreu, uma das idealizadoras. “A ideia é oferecer aos alunos uma série de experiências que lhes proporcionem se reconhecerem enquanto piauienses, valorizar o que é do Piauí e contribuir para a construção de suas identidades. A aula de campo promove uma troca afetiva e amplia conhecimentos no campo da investigação”, esclareceu.

Nesta edição, o destino escolhido foi Pedro II. Conhecida como a Suíça Piauiense, a cidade possui 500 metros de altitude, o que garante uma temperatura um pouco mais amena durante o ano em relação aos demais municípios do Estado. Famosa nacionalmente pela extração de pedras de opala e muito visitada por turistas, a cidade tem diversas atrações como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, o Museu da Roça e sedia um dos maiores eventos culturais do Estado: o Festival de Inverno de Pedro II, que reúne música, arte e gastronomia.

A estudante Beatriz da Silva Nascimento, da 2ª série, afirmou que o passeio proporcionou um aprendizado mais aprofundado sobre a origem da pedra opala. “Nós tivemos a oportunidade de ver como acontece todo o processo do garimpo bem de pertinho com pessoas que já trabalham com isso. Sem dúvida alguma é um dos projetos mais legais da minha escola, no qual nós conhecemos, valorizamos e aprendemos muito mais sobre a história do nosso Piauí fora da sala de aula”, afirmou.

Turismo Escolar Intermunicipal

As Secretarias de Educação (Seduc) e do Turismo (Setur) lançaram a etapa intermunicipal do Projeto Turismo Escolar, que vai fortalecer iniciativas como a do CETI Aurora Barbosa de Oliveira, expandindo o turismo escolar para mais Estudantes Seduc em diversos centros estaduais pelo Piauí de forma sistemática.

“Vamos levar nossos estudantes a pontos e polos turísticos do nosso Piauí para que eles conheçam esses lugares belíssimos e, ao mesmo tempo, fortaleçam os conhecimentos adquiridos em sala de aula nessas áreas, além de aumentar a autoestima e a identidade como piauienses”, explica o Secretário da Educação, Washington Bandeira.