Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam kits viagem para intercambistas do Seduckathon

O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizaram, nesta terça-feira (17), a entrega simbólica dos kits de viagem para os Estudantes Seduc, vencedores da 1ª edição do Seduckathon. Os alunos embarcarão, nesta sexta-feira (20),  para um intercâmbio educacional nos Estados Unidos.

O Governador expressou sua emoção ao compartilhar a importância dessa experiência. "É um momento emocionante, especialmente para mim, que já tive essa experiência como estudante, representando meu estado e meu país no exterior. Os alunos da escola pública terão a oportunidade de fazer um intercâmbio educacional e profissional valioso. Tenho certeza de que será muito enriquecedor", afirmou.

Os intercambistas dos times CETI Maria da Conceição Salomé e Ceep Prefeito João Mendes de Melo – Premen Norte, de Teresina, receberam os kits de viagem, compostos por notebook, mala, dois conjuntos de moletom, três camisas, caderno, estojo, caneta, doleira, porta-passaporte e identificador de malas. No total, 28 estudantes e seis professores participarão do intercâmbio, que ocorrerá por um mês na Worcester High School Technology, a melhor escola técnica dos Estados Unidos, localizada no distrito de Worcester, Massachusetts.

Segundo o Secretário Washington Bandeira, essa experiência fortalecerá não apenas o aspecto educacional, mas também enriquecerá esses jovens como cidadãos. "Eles aprenderão muito sobre tecnologia e voltarão com uma visão de mundo mais ampla, aplicando as novas experiências adquiridas aqui no Piauí. Esses jovens não são apenas o futuro, mas já representam o presente do nosso estado", destacou.

O professor Antônio Araújo, responsável pela equipe do CETI Maria da Conceição Salomé, elogiou a qualidade do material recebido e ressaltou sua importância para a aprendizagem dos alunos. “O Governo do Estado e a Seduc estão de parabéns por proporcionar essa experiência enriquecedora, que incluirá o aprendizado de novos conteúdos e práticas relacionados aos cursos de programação. Essa troca de conhecimento vai contribuir, significativamente, para o desenvolvimento acadêmico e profissional de cada um deles”, afirmou.

O estudante Willian Rafael, do Ceep Prefeito João Mendes de Melo – Premen Norte, expressou sua honra em ser um dos pioneiros desse projeto e poder representar o Piauí e o Brasil nos Estados Unidos.

Seduckathon

Das 10 equipes vencedoras da primeira edição do Seduckathon, seis farão intercâmbio educacional em  Worcester Technical High School e Framingham High School, nos Estados Unidos, de 20 de setembro a 19 de outubro de 2024. O embarque acontece nesta sexta-feira (20), às 15h, no Aeroporto Petrônio Portela. As demais equipes irão, em outubro, para a Coreia do Sul.