Estudante Seduc sobe ao pódio no campeonato piauiense de Jiu-Jitsu


O estudante-atleta Juan Pablo Holanda Vidal, de 17 anos, matriculado na Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Júlia Nunes Alves, localizado na zona Sudeste de Teresina, foi destaque conquistando a medalha de prata no Campeonato Sul Piauiense de Brazilian Jiu Jitsu. O evento ocorreu em Picos (PI), no último domingo (14), e foi organizado pela Federação Piauiense de Brazilian Jiu Jitsu (FPBJJ).

Juan Pablo, que foi vice-campeão na Categoria Adulto Azul meio pesado, treina há quatro anos a modalidade e auxilia os colegas durante as aulas da disciplina de esporte educacional, ofertada pela escola de tempo integral. No currículo o jovem já possui o título no campeonato mundial de Jiu-Jitsu 2021 em Fortaleza.

“Eu fico feliz demais por participar desse momento com os meninos. O jiu-jitsu nas escolas é de extrema importância, pois além de promover o desenvolvimento físico e mental dos alunos, também ensina valores essenciais. É gratificante ver os meninos me perguntando onde tem campeonato, querendo participar e querendo aprender mais”, celebrou o medalhista.

Para incentivar outros resultados entre os estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ampliou as ofertas de modalidades esportivas com o Seduc Esportiva, programa que sistematiza a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. No Ceti Profa Julia Nunes modalidades foi implementada este ano.

“Temos estudantes que participam das práticas esportivas de Judô, Jiu-jitsu e vôlei, que são modalidades novas e que foram implementadas na escola este ano. O objetivo é descobrir novos talentos para os esportes e o Juan é um destas joias que tem resultado dentro e fora da sala de aula”, disse a diretora da escola, Francineth Medeiros.

Esporte Educacional - em 2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou o Programa Seduc Esportiva para levar a disciplina de esporte educacional para todas as Escolas Seduc até o final de 2026. O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou os investimentos para ampliar a oferta do esporte educacional.

“Em 2024, com o Seduc Esportiva, avançamos de 120 escolas com alguma modalidade esportiva para 250 escolas com esporte educacional. Vamos investir em fortalecimento da infraestrutura com a construção e reforma das quadras poliesportivas, aquisição de materiais e equipamentos esportivos e outras frentes para que o esporte esteja cada vez mais presente na vida escolar”, disse.