Estudantes Seduc de Água Branca são destaques em Concurso Literário

Oito Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Monsenhor Boson foram os vencedores do Prêmio Literário Poeta João Tavares, projeto que incentiva a escrita criativa e o hábito da leitura. A premiação homenageia o Repentista e Escritor João Tavares e celebra os textos e trabalhos artísticos na Literatura de Cordel em alusão aos 70 anos da cidade de Água Branca.

Premiados na primeira edição do troféu Poeta João Tavares, os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral Evellyn de Góis Sousa, Clayton Pereira de Araújo, Doris Ravena Alencar Silva produziram os textos no gênero Literatura de Cordel e uma xilogravura, em alusão ao aniversário do município.

Os estudantes Maria Lívia de Sousa Araújo, Lorena Maria Freitas Ferreira, Caleb Abinadabe Cardoso de Sousa, Arthur Soares Sousa também foram celebrados com menção honrosa no concurso literário.

Marcela Neiva, Gestora Escolar do CETI Monsenhor Bóson, reforça o trabalho das Escolas Seduc no incentivo ao protagonismo dos estudantes no mundo literário. “Alguns alunos foram destaques no Prêmio Literário Poeta João Tavares com três premiações de textos sobre a nossa cidade. Incentivamos cada vez mais os alunos a desenvolverem suas habilidades criativas de produção de textos, bem como o estímulo à leitura de diferentes gêneros textuais”, disse a Diretora.

Incentivo à leitura

No CETI Monsenhor Boson, os professores criaram um espaço para que os estudantes selecionem obras literárias e tenham acompanhamento pedagógico na parte de Língua Portuguesa. "Com o auxílio dos professores, criamos um espaço para que os estudantes escolham os livros e estes sejam acompanhados no processo de desenvolvimento do hábito da leitura", completou a Gestora Escolar.

A Secretaria de Estado da Educação lançou no mês de junho o projeto Clube de Leitura, iniciativa que prevê a revitalização de bibliotecas e salas de leitura das escolas e o acesso a uma plataforma com acervo de livros digitais, por termo de cooperação com a Verisoft, por meio dos aplicativos Aya Ensinah e Aya Kids, bem como uma parceria com o Google.

“Temos cada vez mais incentivado as Escolas Seduc a fortalecerem seus projetos de leitura e de saraus culturais mediadas pelos clubes de leitura. São iniciativas que resultam na melhoria das habilidades de leitura, escrita e oralidade dos nossos estudantes”, destacou o Secretário Washington Bandeira.

A Sessão Solene de Premiação aconteceu no último sábado (29), no município de Água Branca, a 100 quilômetros da capital Teresina, e foi promovido pela Câmara Municipal de Água Branca. O público-alvo são os estudantes da 1ª, 2ª 3ª séries do Ensino Médio dos CETIs Monsenhor Boson e Wall Ferraz.