Seduc inclui Educação Financeira como disciplina das escolas estaduais

As orientações sobre a gestão adequada do dinheiro passam a ser uma realidade para os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a implementação do Projeto de Educação Financeira neste ano. A aula inaugural da disciplina foi realizada, de forma simbólica, nesta terça-feira (25), no Auditório Sucesso, em Teresina.

Na solenidade, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, pontuou como o projeto Educação Financeira Seduc será implementado como tema transversal e específico nos currículos das escolas piauienses. “Essa é mais uma ação inédita e inovadora para promoção de uma educação verdadeiramente integral dos nossos jovens. Com aulas teóricas, práticas e atividades extras, inclusive por meio da plataforma tecnológica do Canal Educação, os alunos terão as ferramentas necessárias para tomarem decisões financeiras conscientes e seguras, construindo uma relação saudável com o dinheiro, além de fortalecerem as aprendizagens em Matemática e outras disciplinas”, lembrou o secretário.


A aula inaugural foi mediada pelo professor de Educação Financeira, Danilo Lira, que é Advogado e Planejador Financeiro com a certificação CFP - Certified Financial Planner, é que é um diploma internacionalmente emitido pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e que qualifica um profissional para exercer a função de planejador financeiro pessoal e para atuar no private banking.


A disciplina Educação Financeira está em execução tendo como público-alvo os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de educação com aulas presenciais e por meio da plataforma de Mediação Tecnológica Canal Educação.


No projeto, os alunos são orientados sobre os conceitos da educação financeira, controle de gastos, gestão do dinheiro, tornando-os capazes de trilhar um caminho para tomadas de decisões financeiras conscientes e compreender a importância da Saúde Financeira para os diversos aspectos de suas vidas.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Duque de Caxias, Clara Resende, relata como a disciplina vem impactando as escolhas dos alunos. “No meu dia a dia, eu já venho implantando a Educação Financeira. Tenho conseguido economizar mais e ter essa visão de conseguir economizar para os meus estudos, para faculdade e para os meus planos futuros”, disse a jovem.


Os professores lotados no componente e cadastrados na Plataforma Mais Formação, do Canal Educação, receberam capacitação para orientar os estudantes. “Eu já tive como estimular eles a apresentarem trabalhos, cada um pôde falar da sua situação pessoal. Achei muito interessante como eles lidaram com isso. Felizmente, para mim e para eles, está sendo algo motivador, inovador e está fazendo com que a gente entenda melhor como lidar com as finanças, com o dinheiro de fato e como a gente vai levar isso para nossa vida”, revelou Pedro Augusto Soares, professor de Educação Financeira do CETI Duque de Caxias.


Além das aulas com os componentes regulares, o projeto de Educação Financeira para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio e professores Seduc recebem formações orientadas pelo Canal Educação, acesso a Banco de questões, avaliações, palestras em cada uma das 21 Gerências Regionais de Educação, atividades extras e Preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF).