Estudantes Seduc participam da primeira fase da SEDUC LEM

Todos os Estudantes Seduc do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio participaram nesta terça-feira (25) da primeira fase da I Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (SEDUC LEM). Os alunos que obtiverem as 120 melhores notas vão para a segunda fase da Olimpíada, que consiste em uma imersão em atividades formativas e um torneio, programados para acontecer entre os dias 13 e 16 de agosto, em Teresina

A aplicação das provas da primeira fase ocorreu nas escolas da rede estadual e a competição tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos e professores nas quatro habilidades em Língua Inglesa: compreensão auditiva, leitura, escrita e expressão oral.

Para Mário de Jesus, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Professor José Amável, localizado em Teresina, a SEDUC LEM é uma ação importante para gerar mais oportunidade de conhecimento. “Eu tenho apego e facilidade em aprender Inglês e a Olimpíadas está me dando mais oportunidades de conhecimento na língua inglesa e poder melhorar a comunicação”.

O jovem demonstrou ansiedade para saber o resultado da prova, composta por 20 questões de diferentes níveis de dificuldade. “Eu sou fera no inglês, é a disciplina que eu mais gosto e estou bem ansioso para poder saber meu resultado, saber se eu passei para a segunda fase”.

Josué Elias, aluno do 1º Ano, do CETI José Amável, disse que a prova foi bem elaborada e desafiadora. “Essa prova trabalhou muito com meus sentidos cognitivos na área do Inglês. A prova foi bem elaborada com questões que me fizeram pensar bastante”, disse o jovem com empolgação.

Durante a imersão da segunda fase da SEDUC LEM os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades em inglês, contando com suporte completo de transporte, recepção, hospedagem e alimentação.

Além dos estudantes, todos os Professores Seduc de Língua Inglesa também estão participando da Olimpíada.

Serão selecionados 63 Professores para a segunda etapa, sendo 42 deles por meio de um exame diagnóstico e 21 convidados para acompanhar os alunos classificados. Essa inclusão dos docentes visa fortalecer a formação contínua e o desenvolvimento profissional, garantindo um impacto positivo e duradouro no ensino de Inglês nas Escolas Seduc.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a SEDUC LEM vai fortalecer o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa entre os Estudantes e Professores Seduc.

" O inglês é uma ferramenta de conexão global e a Seduc LEM é um projeto que fortalece o ensino da língua inglesa nas escolas, capacitando nossos alunos e melhorando o desempenho deles em exames, como o Enem”, afirmou o gestor.