Primeira etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna será aplicada nesta terça-feira (25) em todas as Escolas Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai aplicar a primeira etapa da I Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (SEDUC LEM), nesta terça-feira (25), em todas as Escolas Seduc. A competição visa melhorar o desempenho dos Estudantes e Professores nas quatro habilidades em Língua Inglesa: compreensão auditiva, leitura, escrita e expressão oral.

Todos os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio irão participar da primeira etapa da competição. Nessa fase, os alunos realizarão um exame diagnóstico de Língua Inglesa composto por 20 questões de diferentes níveis de dificuldade. A aplicação das provas ocorrerá simultaneamente em todas as escolas estaduais, promovendo uma ampla participação e engajamento dos estudantes.

Os 120 alunos com as melhores notas nesta primeira fase avançarão para a segunda etapa, que consiste em uma imersão em atividades formativas e um Torneio, que está programado para acontecer entre os dias 13 e 16 de agosto, em Teresina. Durante a imersão, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades em inglês, contando com suporte completo de transporte, recepção, hospedagem e alimentação.

Além dos estudantes, todos os Professores Seduc de Língua Inglesa também estão participando da Olimpíada. Serão selecionados 63 Professores para a segunda etapa, sendo 42 deles por meio de um exame diagnóstico e 21 convidados para acompanhar os alunos classificados. Essa inclusão dos docentes visa fortalecer a formação contínua e o desenvolvimento profissional, garantindo um impacto positivo e duradouro no ensino de Inglês nas Escolas Seduc.

O Secretário Washington Bandeira explica que a Seduc LEM pretende fortalecer o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa entre os Estudantes e Professores Seduc.

"Estamos muito entusiasmados com a realização da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna, um projeto que fortalece o ensino de inglês em nossas escolas. Ao capacitar nossos alunos, estamos não apenas preparando-os para melhores desempenhos em exames, como o Enem, mas também para que sejam cidadãos globais, aptos para um cenário cada vez mais globalizado”, afirmou Bandeira.