Secretário Washington Bandeira participa de formatura dos 814 novos graduados pela UAPI em solenidade em Teresina

Neste sábado (22), a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) celebrou a formatura da sua segunda turma de graduados, um evento que marcou a conclusão do Ensino Superior de 814 formandos em Administração de 60 municípios do Piauí. Com a presença estimada de aproximadamente 3.500 pessoas, entre familiares, equipes das Instituições Parceiras e autoridades, a solenidade ocorreu no Theresina Hall. 

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, prestigiou a cerimônia e representou o Governador Rafael Fonteles destacando a importância da Educação para a transformação social do Piauí. 

“É um dia muito especial. Aqui nós temos 814 vidas transformadas por meio da Educação e por meio da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A educação tem esse poder de transformação social e esse evento é, talvez, o maior que esse país já viu, não apenas pela quantidade de formandos, mas também pela simbologia. Como costuma dizer o Governador Rafael Fonteles, a Educação deve ser para todos e todas, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Bandeira. 


Na oportunidade, o Secretário da Educação anunciou novos cursos de Especialização Lato Sensu que serão ofertados pela UAPI para que os piauienses abracem as oportunidades conectadas ao novo mundo do trabalho, mais tecnológico e moderno. 

“Convoco os novos formandos a continuarem os estudos fazendo Pós-Graduação. Vamos ofertar em breve as Especializações em Gestão e Inovação e Agronegócio, além de outras áreas. Quero ver cada um de vocês transformando as comunidades, cidades e regiões onde vivem”, reforçou. 

O estudante Derisvaldo de Oliveira, do Polo de Novo Santo Antônio, foi o orador que representou as turmas de formandos. 

“Chegou a hora de colocar em prática todo o nosso aprendizado e fazer valer a pena cada dificuldade superada. Foram anos de muito aprendizado, especialmente, de conquista da autonomia educacional uma vez que muitos tivemos que aprender sobre as ferramentas da Tecnologia da Informação”, disse. 


A UAPI é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que tem como objetivo promover a universalização do Ensino Superior no Piauí. Desde a sua criação, a UAPI vem possibilitando que piauienses estudem em suas cidades de origem através da implementação de polos dentro das Escolas Seduc. 

Com a implementação de novos cursos, como Tecnólogo em Energias Renováveis e Sistemas para Internet, lançados em 2023, a UAPI visa atender às necessidades dos territórios de desenvolvimento do Piauí, impulsionando a economia e oferecendo oportunidades de emprego aos graduados. Os investimentos para a implementação desses cursos são 100% de recursos do Tesouro Estadual, demonstrando o compromisso do estado em proporcionar uma Educação acessível e de excelência para todos os piauienses.