Com livros físicos e digitais, CETI Lima Rebelo cria Biblioteca Itinerante para estudantes

Criar uma Biblioteca Itinerante com acervo físico e digital foi a alternativa encontrada por professores e estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral Lima Rebelo, localizado em São Miguel do Tapuio, para garantir o acesso dos alunos a obras literárias enquanto a escola passava por reforma.

A gestora do CETI, Elenilze Mineiro, contou que a ideia surgiu da necessidade dos estudantes, porque no período da reforma o acesso à sala de leitura estava limitado. A ação foi mediada pela professora da disciplina Formativa Cyber +, Fernanda Lopes,  com turmas do 3º Ano do Ensino Médio.

“A escola estava em reforma e por isso os alunos estavam impossibilitados de utilizarem a sala de leitura e, a partir dessa necessidade, idealizamos a biblioteca itinerante”.

Na Biblioteca Itinerante há 132 livros físicos e mais de 200 títulos digitais disponíveis por meio de QR Codes, que estão fixados no carrinho.  A gestora pontuou que por ser um projeto novo, a Biblioteca Itinerante possui um acervo rico e ainda não foi realizada nenhuma manutenção. “Mas quando se fizer necessário, será com a participação dos estudantes”, destacou Elenilze.

Os gêneros literários disponíveis são diversos e os estudantes encontram obras da Literatura Brasileira, Psicologia/psicanálise, Histórias em Quadrinhos, Dramas, Aventura, Suspense, Ação, Romance, Ficção Científica, Artigos/tese, Distópicos, Fantasia e Teologia.

O CETI Lima Rebelo possui 579 estudantes, sendo 120 alunos do Educação Jovens e Adultos integrado ao Curso Técnico em Administração e oferta Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.