Estudantes Seduc conquistam 81 premiações na competição Canguru de Matemática 2024

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram destaques na Concurso Canguru de Matemática Brasil 2024 ao conquistarem oitenta e uma medalhas, sendo: 10 Ouros, 13 Pratas e 58 bronzes, totalizando 81 premiações da competição, além de 213 certificados de menção honrosa.

O resultado obtido pelos estudantes Seduc superou as premiações obtidas no ano passado com um crescimento mais de 300% no total de medalhas conquistadas. Na edição 2023, foram conquistadas 3 ouros, 7 pratas e 13 bronzes, resultando em 23 premiações e 62 menções honrosas, entre os níveis do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“Investimos no estudo orientado para estudantes e professores nas diversas olimpíadas, em especial, com a Jornada Especial da Matemática pelo Seduc Olímpica. Com todo esse engajamento, obtivemos já um crescimento em relação à edição anterior no resultado das medalhas do Canguru de Matemática”, celebrou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira,

Com histórico de premiações nacionais, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi uma das escolas com destaques na competição com 4 medalhas de ouro, 6 medalhas de bronze e 8 menções honrosas.


“A preparação da escola foi o diferencial para o nosso resultado. Tivemos toda uma estrutura com aulas dedicadas na preparação de olimpíadas e esta medalha foi esperada”, disse o medalhista de ouro Francisco Renan Vale Cardoso.

Darkson Vieira, gestor escolar do CETI Augustinho Brandão, ressalta o engajamento dos estudantes para as conquistas nas olimpíadas científicas. “Ano passado tivemos três medalhas de ouro e agora quatro. Este resultado mostra o trabalho realizado com os estudantes, pois existe uma preparação na escola que engloba todas as competições de matemática, então a Canguru é mais uma competição importante em que os alunos vão testar o conhecimento que eles têm”, reforçou o gestor escolar.

Outros medalhistas de ouro no Canguru de Matemática foram os estudantes das Turmas ITA/IME Seduc, no CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina.

Os estudantes das turmas ITA/IME conquistaram 3 ouros, 3 pratas, 2 bronzes e 3 menções honrosas, como destaca o coordenador Herbert Aquino. “Os alunos medalhistas de ouro na Olimpíada Canguru que fazem projeto parte do projeto pioneiro ITA-IME, já possuem um grande histórico em disputas olímpicas e eles apresentaram um alto desempenho na competição, fruto de um trabalho gradual e contínuo da Equipe de Matemática vinculada ao projeto”, pontuou o coordenador.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Na competição os estudantes são incentivados a resolverem questões de raciocínio lógico e de resolução de problemas. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF.