Palestra sobre o Meio Ambiente alerta estudantes Seduc sobre a importância da preservação ambiental

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorada no dia 5 de junho, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Viana, localizado na zona Sul de Teresina, participaram de uma palestra educacional que apresentou os desafios ambientais enfrentados na Terra, a importância da preservação e uma discussão das formas de reduzir o impacto ambiental.

Ministrado pelo diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí e Mestre em Geografia, Werton Costa, o bate-papo envolveu alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e abordou assuntos como o lixo e sua reciclagem, impactos que estão sendo enfrentados pela falta de ações mais eficazes de preservação e como cada aluno e demais pessoas podem contribuir com a preservação do Meio Ambiente no dia a dia.

Para a estudante do 6° ano do Ensino Fundamental, Ana Rhaab Sales, a atividade lhe proporcionou uma experiência educativa importante para o seu aprendizado. “A palestra me trouxe um grande aprendizado. Todo o nosso corpo sobrevive da Terra. Sem os animais, sem o ar e sem plantas, nós não conseguimos sobreviver. É muito importante para todos aprender e saber que não devemos somente falar sobre o assunto, mas sim agir para preservar o nosso meio ambiente e evitar o seu desmatamento”, afirmou a adolescente.

De acordo com o professora da disciplina de Geografia do centro educacional, Maria Valme de Souza, o trabalho voltado para o respeito ao meio ambiente ocorre durante todo o período letivo na escola. “Realizamos atividades em sala de aula e com o convite de personalidades da área que se destacam para conversarem com nossos alunos. Com essa palestra realizada, aprofundamos a conscientização ambiental para transformar os pensamentos dos estudantes em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente”, pontuou o professor.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que ações como essa são fundamentais para difundir a conscientização sobre práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente nas escolas. “São várias ações voltadas para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente que são realizadas e incentivadas em nossas escolas Seduc. Com a expansão das escolas de Tempo Integral com ensino profissional, teremos a educação ambiental sendo trabalhada nas disciplinas básicas, no segundo turno e por meio do curso de Técnico em Controle Ambiental com Ênfase em Sustentabilidade”, comentou Washington Bandeira.