Estudantes Seduc de Paulistana realizam visita técnica em obra como parte de aulas práticas do curso de Segurança do Trabalho


Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana, em Paulistana, realizaram, nesta segunda-feira (3), visita técnica orientada sobre análise de riscos na construção civil. A atividade pedagógica supervisionada aconteceu nas obras da nova Policlínica Pública, que está sendo construída no município.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula, 23 estudantes do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Segurança do Trabalho conheceram de perto a rotina de um canteiro de obras e o processo de segurança no trabalho e qualidade.

"A experiência foi ótima, pois aprendemos mais sobre o uso dos equipamentos dos EPIs na aula prática e aplicados em um projeto que está sendo instalado em Paulistana. Entendemos como é o nosso mercado de trabalho e como devemos nos preparar", disse o estudante Thayllon Kauan.


Na ocasião, o Professor Orientador, Cléber Andrade, falou sobre o modelo de gestão e análise de riscos na construção civil e o detalhamento de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Com os nossos estudantes presentes nas visitas técnicas, eles passam a ter uma visão abrangente de como analisar os riscos potenciais que os trabalhadores encontram diariamente no ambiente de trabalho”, disse.

Os estudantes receberam orientações quanto à gestão de riscos e de como estarem preparados para ocasionais acidentes motivados por queda, choques elétricos, exposição a ruídos, cortes e dilacerações no ambiente de trabalho.

As visitas técnicas fazem parte da rotina dos estudantes dos cursos técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para aprimorarem os conhecimentos teóricos e práticos, como reforça o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. “A qualificação profissional dos nossos Estudantes Seduc acontece nas dimensões teórica e prática. Com visitas técnicas, eles alinham o conhecimento visto em sala de aula com a vivência diária nos estágios e entendem a dinâmica exigida no mundo do trabalho”, comenta o Secretário.