Secretário Washington Bandeira participa da abertura solene da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER)

O Secretário de Estado da Educação Washington Bandeira participou da abertura solene da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER), ocorrida na tarde desta segunda-feira (3), no Centro de Convenções de Teresina. O evento promove o diálogo entre diversos setores da sociedade para disseminar conhecimento sobre as mais recentes inovações tecnológicas no campo das Energias Renováveis.


Durante os três dias de evento, a Seduc terá participação ativa com estande para apresentações das ações educacionais inovadoras implantadas no Estado, especialmente os Cursos Técnicos de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde ofertados pelos Centros Educacionais de Tempo Integral.

Além disso, os Estudantes Seduc vão apresentar projetos desenvolvidos com foco na economia sustentável. A ação foi intitulada como CITER POP, que levou a quatro Escolas Seduc, durante o mês de maio, palestras e feiras do conhecimento com trabalhos voltados para sustentabilidade e tecnologia.

“A CITER contará com palestras, painéis, exposições, feira de negócios e outras atividades sobre a temática das energias renováveis e transição enérgica, prioridade da gestão do Governador Rafael Fonteles. Além disso, é uma oportunidade especial para que os Estudantes Seduc apresentem seus projetos e sejam protagonistas desse debate tão importante. Cada projeto demonstra a criatividade e o talento dos jovens piauienses. Juntos, temos o compromisso de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.


Entre os projetos inovadores que serão apresentados pelos estudantes estão os do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes. São eles: Horta Automatizada Sustentável, Hidrogênio Verde, Rastreador Solar com Arduino e Uso de Drones no Monitoramento de Placas Solares.

Já as equipes do CETI Lucinete Santana apresentarão dois projetos igualmente impactantes: Gerador de Energia Eólica, uma iniciativa que explora o potencial da energia eólica como fonte limpa e abundante de energia; e Painel de Instalações Elétricas, um projeto que visa tornar as instalações elétricas mais eficientes e seguras.

Além das escolas mencionadas, outras Instituições, como o Premen Norte, em Teresina, e o CETI Maria Antonieta, de Valença, também estarão representadas na exposição de trabalhos.