Seduc realizará treinamento para coleta de dados do Censo Escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou na quarta-feira (29) o cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2024 com a Coleta de Matrícula Inicial e o treinamento para as Gerências Regionais de Educação (GRE). Os responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso até 31 de julho.

Os treinamentos serão realizados nas 21ª Gerências Regionais de Educação pela coordenação do Censo da Seduc com o tema “Capacita Censo 2024: "Tudo parte de uma boa matrícula”. A atividade tem como público-alvo Diretores das Escolas Estaduais, Técnicos do Censo Escolar e de todas as redes de ensino.

Nesta primeira etapa são preenchidas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

O secretário da educação, Washington Bandeira, reforça a mobilização para atualização dos dados censitários. “A partir dos dados do Censo Escolar conseguimos definir as políticas educacionais e as informações subsidiam o cálculo do Ideb, Fundeb e outros programas federais. Portanto, é importante os gestores participarem de capacitações quanto à qualidade dos dados fornecidos”, informou o secretário.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar, coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.