Estudantes Seduc do CETI Professor Darcy Araújo fazem aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades

Com o intuito de incentivar o reconhecimento e a valorização do patrimônio histórico e natural do Piauí, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Darcy Araújo realizaram, na última sexta-feira (24), uma aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades, situado no município de Piracuruca, a 150 km de Teresina.

Cerca de 37 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, acompanhados por Professores e Colaboradores da escola, realizaram o sonho de uma aula de campo repleta de belezas naturais e conteúdos significativos. O parque, que abriga uma vasta coleção de pinturas rupestres, fornece uma visão sobre a vida e a cultura dos povos pré-históricos que habitaram a região.

A Professora de Arte, Marcilene Estevan, afirmou que o Projeto Trilhando e Conhecendo um Patrimônio Cultural Piauiense foi cercado de boas expectativas por todos os envolvidos.

“Esse projeto existe desde 2012 no CETI e deu uma parada durante a pandemia, mas foi retomado com força total em 2024. Os alunos sempre ficam ansiosos com a execução do projeto. Agradecemos a SEDUC e ao Secretário Washington Bandeira que apoiaram tudo, desde a liberação do ônibus até a logística da aula-passeio”, agradeceu a Professora.

A Diretora do CETI, Professora Verônica Matias, explicou que a ação envolveu diversas áreas como arte, língua portuguesa, geografia, biologia e outras correlatas. Ela contou que a aula de campo proporcionou aos alunos uma oportunidade única de conexão com a natureza e com a história regional, consolidando a importância de projetos educacionais que transcendem os limites da sala de aula.

"Os alunos registraram, por meio de fotos, cada momento da visita técnica ao parque e, posteriormente, irão fazer produções de textos e ilustrações. Essa experiência faz parte do currículo vivo, permitindo que os alunos possam aprender e vivenciar ao mesmo tempo", destacou a Diretora.

O Secretário Washington Bandeira afirmou que a Seduc aposta em ações pedagógicas inovadoras para a promoção da Educação em Tempo Integral. “As atividades extracurriculares são essenciais para uma Educação verdadeiramente integral. Elas complementam o aprendizado em sala de aula, desenvolvendo habilidades práticas, emocionais e sociais nos alunos”, finalizou.