Escola Seduc de Barras realiza primeira exposição de crônicas produzida por estudantes


Com a oportunidade de trazer visibilidade as suas produções textuais, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, realizaram a I Exposição de Crônicas, produzidas pelos mesmos, nesta terça-feira (28) para toda a comunidade escolar.
 
A diretora do centro educacional, Rosélia Araújo, ressalta que o evento representou um marco significativo no desenvolvimento criativo e literário dos estudantes. “As crônicas selecionadas refletem as percepções dos nossos alunos, suas experiências e a habilidade de observação crítica do mundo ao seu redor, demonstrando talento e originalidade”, afirmou a gestora.
 
A ação é baseada no Projeto Recomposição da Aprendizagem que propõe alternativas para reverter os indicadores educacionais dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí com foco na proficiência dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto é implementado por meio do desenvolvimento de atividades e acompanhamento pedagógico que impulsionem o aprendizado dos estudantes e a melhoria do desenvolvimento educacional.



 
As crônicas foram desenvolvidas em sala de aula, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa da escola, Graça Alves. Após o estudo do gênero foi proposto aos jovens que produzissem seus textos. “Foram propostos diversos textos que eles abraçaram e começaram a produzir muita coisa linda. Quando eu vi as produções, eu achei que mais pessoas deveriam ter acesso a elas. Então sugeri a exposição e eles gostaram da ideia”, relata a professora.
 

Para a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Enya Ruama, o projeto proporcionou uma experiência diferenciada. “Essa exposição foi fruto de um trabalho muito árduo e teve inspiração no projeto recomposição da aprendizagem. Nós queríamos criar um ambiente bem acolhedor para que todo mundo pudesse apreciar as nossas crônicas e aproveitasse para fazer uma reflexão com base em cada uma das crônicas que nós fizemos. Aprendemos a fazer vários tipos de crônicas e foi um aprendizado enriquecedor”, disse a adolescente.

A exposição de crônicas também tem influência do projeto “Ler para o ver o mundo além das aparências”, que é desenvolvido anualmente pela escola com a realização de exposições de livros periodicamente no pátio da escola, onde os alunos escolhem títulos para levarem para casa e realizarem a leitura. Depois da leitura, são promovidas rodas de conversa e momentos de socialização.
 
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso de sua gestão em garantir que os estudantes aprendam cada vez mais com diversos projetos de incentivo à leitura. “Acreditamos e incentivamos todas as iniciativas que têm o poder de cativar e propagar a importância dos livros, através de conversas e trocas de experiências literárias. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, acrescentou Bandeira.