Soluções tecnológicas para uso de energias renováveis são expostas por estudantes Seduc no CITER POP


Com o olhar voltado para a economia sustentável, os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentaram os projetos trabalhados para o Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis CITER POP, nesta terça-feira (28), no Ceti Zacarias de Góis – Liceu Piauiense.

A Seduc incentiva a qualificação profissional com vistas ao mercado de trabalho com o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável atendendo 1.759 estudantes. Explorando ideias inovadoras utilizando fontes de energias renováveis como eólica, hídrica, solar e hidrogênio verde, a programação mobilizou aproximadamente mil estudantes da rede estadual de ensino que estudam em escolas em Teresina, entre os dias 21 e 28 de maio.


Representando o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Superintendente Executivo da Seduc, Rodrigo Torres, visitou os estandes e conheceu os projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas CEEP José Pacífico De Moura Neto, Premen Norte, Ceti Júlia Nunes e Liceu Piauiense.

“O Piauí discute o futuro das fontes de energias e os nossos estudantes Seduc estão inseridos nesse debate. Os nossos alunos estão sendo incentivados a explorar o ensino de inteligência artificial e das energias renováveis nos cursos técnicos para aproveitarem as oportunidades geradas nestas áreas e se conectarem ao mundo do trabalho”, disse.


Entusiasmadas com a feira, as alunas Maria Clara e Thaylany Nunes, do Ceti Profa. Julia Nunes Alves, explicaram o projeto de automatização da horta escolar com fontes renováveis. “Criamos uma horta hidropônica com reutilização da água de cozinha e, em todo esse processo, temos automatização e uso de placas solares. Uma vez que pensamos nesse projeto dentro da escola percebemos que pode ser aplicado na nossa comunidade”, explica a jovem Maria Clara.

Diego Ranio e seus colegas, do Ceti Profa. Julia Nunes Alves, tiveram a iniciativa de utilizar os conteúdos de robótica com Arduino visto em sala para facilitar o acesso à energia solar. “Apresentamos o projeto rastreador solar com Arduino visando baratear os materiais e maximizar a eficiência da energia. Pensamos nesta solução para que todos tenham acesso a placas solares podendo armazenar ou distribuir na rede de energia elétrica”, disse o jovem.


Com o potencial do Piauí no hidrogênio verde, os estudantes Seduc também desenvolveram ideias na área com projetos nas escolas Ceti Profa Julia Nunes e Premen Norte. “O hidrogênio verde é um combustível limpo, que aprendemos na escola ser uma fonte de energia com maior eficácia em relação ao combustível fóssil. Como o nosso estado tem explorado essa energia, percebemos que há um mercado promissor para se trabalhar”, disse José Vitor, do Premen Norte.

Utilizando a captação dos ventos e água das chuvas, os estudantes do Ceti Indígena Oka Ka Inaminanoko, localizado no Bela Vista, Teresina, voltaram seu olhar para a produção de energia nas comunidades. “São soluções que podem facilitar a agricultura, o acesso a energia elétrica e internet sem degradar o ambiente, tendo como fonte as energias naturais", disse a gestora escolar Ângela Vieira Guajajara.


A parceria da CITER e da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) envolveu os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos em Energias Renováveis e Tecnologia dos Centros Educacionais de Tempo Integral e Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER) será realizada em Teresina de 03 a 05 de junho, com o tema "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”.