Feira tecnológica mobiliza estudantes Seduc de Paulistana a testarem conhecimentos adquiridos em cursos técnicos


Uma viagem ao mundo tecnológico será proporcionada pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, localizado no município de Paulistana, por meio da realização do I Technoinova, uma feira tecnológica focada no componente curricular de Inteligência Artificial.

Com o objetivo de incentivar o público para que possam adentrar e entender o mundo da Inteligência Artificial e da Tecnologia, a feira será realizada nesta sexta-feira (31), das 16h às 22h, no CETI Lucinete Santana. O evento terá como público-alvo a população da cidade de Paulistana, além de os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, visando atrai-los a se matricular nos cursos técnicos ofertados na escola.
 
Além de Inteligência Artificial, o Technoinova envolverá os cursos técnicos de Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Serviços Jurídicos, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho e Controle Ambiental. A escola estará subdividida em 24 estandes, onde cada turma vai desenvolver atividades e projetos com a comunidade,  relacionados a seus cursos e a tecnologia.
 
A feira contará com a apresentação de diversos projetos, como planetário digital em 3D, com sala itinerante; raio-x digital; automações com Arduino;  orientação à população para criação da conta Gov.br; informações sobre crimes cibernéticos; jogos digitais feitos por LED; telenfermagem; fitoterapia; laserterapia; endodontia mecanizada; fotopolimerização das resinas; instrumentos de medição; sensores para monitoramento e realidade virtual; sistema com gerador de energia solar; painel de instalações elétricas com automação; além do lançamento de um perfume e um xarope do CETI Lucinete Santana criado por estudantes do curso técnico de Farmácia.
 
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que um dos principais focos de sua gestão é proporcionar aos estudantes oportunidades de qualificação por meio dos cursos técnicos para o ingresso no mercado de trabalho. “Essa feira no CETI Lucinete Santana é uma excelente oportunidade dos nossos estudantes colocarem em prática tudo que têm aprendido nos cursos técnicos que estamos ofertando. O Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, declarou Bandeira.