Estudantes Seduc desenvolvem projeto para aprofundar conhecimentos na área de Ciências Humanas


Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, localizado no município de Castelo do Piauí, desenvolveram um projeto educacional para aprofundar conhecimentos na área de Ciências Humanas. Denominado “Centro de Ciências Humanas” (CCHC), o projeto surgiu da necessidade de cumprir no Ensino Médio uma etapa importante da educação básica, a efetivação de uma formação crítica e cidadã dos estudantes considerando a atenção para com as questões sociais, sobre si e o ambiente em que estão inseridos.
 
O CCHC foi idealizado por três estudantes do centro educacional e atualmente conta com 90 credenciados que desenvolvem ações como Papo de Estudante, organização do Torneio de Ciências Humanas, palestras, aprofundamento dos conteúdos diários estudados nas aulas, entre outras atividades.
 
Egresso do CETI Cônego Cardoso e atualmente cursando História na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o estudante Sâmyo Soares foi um dos criadores do projeto. Ele reforçou a importância do CCHC para a educação.
 
“Com a criação de um Centro de Ciências Humanas, temos um espaço para a discussão dessas questões sociais, que alia o protagonismo juvenil e o suporte pedagógico para atendermos às demandas sociais considerando os estudantes como participantes ativos no processo educacional“, explicou o jovem.
 
Através de diversas inciativas, práticas e metodologias de significância educacional e social, no cenário da rede estadual de ensino do Piauí, sobretudo na escola de tempo integral, foi desenvolvido um modelo exitoso de formação de estudantes para o viver democrático e cidadão.
 



Em parceria com a 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), foi realizado um intercâmbio em algumas escolas de Campo Maior para apresentar o projeto do CETI Cônego Cardoso e disseminar e incentivar a importância dessa iniciativa idealizada pelos alunos.

"Disseminar o projeto do Centro de Ciências Humanas para outras escolas é importante, pois os objetivos do centro têm o potencial de impactar positivamente a educação e a formação dos estudantes em diferentes contextos, fazendo o protagonismo juvenil acontecer. Isso inclui a compreensão das relações sociais no ambiente escolar, conscientização sobre problemas humanos e sociais, democratização do acesso à cultura e a busca por práticas inovadoras no campo das ciências humanas", destacou a diretora da escola, Socorro Soares.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, projetos como esse são importantes para incentivar cada vez mais a formação cidadã dos jovens na escola. “Queremos promover a verdadeira Educação no seu sentido integral. Um dos segmentos educacionais é a educação cidadã, que é fortalecida com esse projeto. Queremos tornar os nossos estudantes seres mais críticos e cidadãos éticos”, comentou o gestor da educação.