Escola Estadual de Parnaíba cria Laboratório de Desenvolvimento de Software

Com o objetivo de otimizar o aprendizado dos estudantes, trazendo mais tecnologia e modernidade, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano, localizado no município de Parnaíba, inaugurou o seu mais recente feito educacional, o Laboratório de Estudos em Desenvolvimento de Software (LEDS). A iniciativa representa um marco significativo para a escola, especialmente para os alunos matriculados nos cursos técnicos de Informática e Desenvolvimento de Sistemas, pois proporcionará um ambiente prático para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Projetado com espaço e equipamentos adequados para experimentação e desenvolvimento de soluções na área de engenharia de software, o laboratório já está operando três projetos que abrangem áreas essenciais como back-end, front-end e análise de dados, promovendo uma educação técnica de alta qualidade e preparando os estudantes para o sucesso no mercado de trabalho.

O diretor da instituição, professor Fernando Lima, enfatizou a importância desse novo recurso para o desenvolvimento dos estudantes. “Essa iniciativa está sendo recebida com muito entusiasmo por toda a comunidade do Liceu Parnaibano. O nosso maior compromisso enquanto escola é poder fornecer uma educação de alta qualidade alinhada às necessidades do mercado”, afirmou o gestor escolar.

Para a estudante do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da escola, Kamilly Bianca, o laboratório é uma grande oportunidade de aprofundar conhecimentos e aplicar em áreas importantes para o seu desenvolvimento educacional. “A importância do LEDS se dá em diversos âmbitos, tanto na nossa vida estudantil, já que nós vamos ter a chance de aprofundar nossos conhecimentos, tendo em vista que também estamos em um curso técnico que envolve tecnologia, e para a nossa carreira profissional. Isso vai nos dar grandes oportunidades”, disse a estudante.

O estudante Franciel Almeida acrescenta que o novo recurso será um diferencial por proporcionar a oportunidade de conhecerem melhor sobre a tecnologia. “Através desse recurso conheceremos mais sobre tecnologia, podendo avançar ainda mais nos nossos conhecimentos e trazendo uma grande experiência que certamente irá contribuir para o nosso ingresso no mundo do trabalho”, destacou o aluno.

O professor e coordenador dos cursos técnicos, Marcelo Silva, enfatizou a importância da aplicação prática para a formação profissional. a teoria é fundamental, mas a aplicação prática é o que verdadeiramente capacita os futuros profissionais a enfrentarem os desafios do mundo do trabalho”, ressalta.

A expectativa é que o LEDS inspire ainda mais os alunos, proporcionando uma educação abrangente e os preparando para os desafios futuros. Os resultados das pesquisas realizadas no LEDS deverão se transformar em produtos de software e soluções tecnológicas que beneficiarão a escola e, posteriormente, a comunidade.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o desenvolvimento dos cursos técnicos como uma das grandes metas do Governo do Estado para a Educação. “Esse é um investimento muito significativo para os nossos estudantes, por isso temos investido cada vez mais em cursos técnicos de qualidade nas nossas escolas. Queremos proporcionar aos nossos jovens toda a capacitação necessária para que eles saiam do Ensino Médio preparados para ingressar no mundo do trabalho, inclusive também entrar para o Ensino Superior com mais conhecimento adquirido”, declarou o secretário.