Seduc inicia processo de digitalização do acervo de histórico escolar

O cidadão que deseja obter o histórico de vida escolar de escolas públicas ou privadas extintas no Piauí passará a ter mais facilidade na solicitação do serviço. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu 1,5 milhão de reais na digitalização da documentação.

O processo consiste no recolhimento, identificação e organização, avaliação documental, higienização, cadastramento e indexação, digitalização e controle de qualidade das imagens.

Para o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Piauí que busca inovar e ampliar a quantidade de serviços ofertados à sociedade piauiense por meio da transformação digital. 

"Essa transformação digital trará mais facilidade para o cidadão, diminuindo filas, burocracia e gerando economia de recursos públicos. Temos mais de 80 anos de história guardados em armários. Colocar este material na plataforma digital vai agilizar e dar praticidade na elaboração e emissão de documentos, além de oferecer segurança de armazenamento para os dados dos estudantes piauienses. É um avanço. É o Piauí rumo a se tornar o estado mais digital do Brasil ", afirma Washington Bandeira.

O superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, destaca que a digitalização do acervo da vida escolar dos alunos permite que não haja perda de documentos pelo efeito do tempo, permite agilizar a expedição da documentação e assegura melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na manipulação dos documentos, evitando doenças. 

“O processo de digitalização é desafiante, mas os benefícios serão incontáveis. Com a implantação de um sistema de gestão documental, um arquivo pode ser encontrado em poucos minutos. Além disso, tem um viés de economia no uso de papéis com a redução de impressões, manutenção de equipamentos, compra de insumos e do espaço ocupado por pilhas de arquivos”, comenta Rodrigo Torres. 

A previsão é que até dezembro todo o acervo das escolas extintas tenha sido digitalizado. “Após a digitalização dos documentos, o próximo passo será implantar um novo protocolo de solicitação do histórico escolar, que passará a ser feito de forma virtual, pelo site da secretaria” informou o superintendente.