Dia da Escola: Como a universalização do Tempo Integral Está Transformando a Educação do Piauí |
Em Barras, Seduc promove revisões para estudantes e formação de professores da 2ª Gerência Regional de Educação
A pouco menos de 60 dias da
realização das primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca
de 600 alunos de escolas jurisdicionadas à 2ª Gerência Regional de Educação
(GRE) participaram, na manhã deste sábado (09), das revisões do Novo Pré-Enem
Seduc e Pré-Saeb, no município de Barras, na região Norte do estado.
As aulas ocorreram no Ginásio
Poliesportivo Carlos Augusto Rêgo Damasceno com a participação dos professores
Rafhaell Marques (Matemática), Fernando Santos (Língua Portuguesa), Maria
Cleidiane (Redação), Fabiola Lemos (Filosofia e Sociologia) e Hamanda Soares
(Biologia).
Isabele Lavor, estudante da 3ª
série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca
Trindade, vem superando a dificuldade na disciplina de Matemática graças às
revisões do Novo Pré-Enem Seduc. “Nos meus estudos estou muito bem em Redação,
Português e Gramática. O meu único problema é a matemática e eles estão
abordando muito a disciplina aqui na revisão. Está me ajudando bastante”, conta
a aluna.
A superintendente de gestão da
Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça que as
preparações para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
entraram na reta final, uma vez que as aplicações já iniciam no mês de outubro.
“Faltam 58 dias para a realização das primeiras provas do Enem e estamos na
reta final da aplicação da prova do SAEB. Nós estamos aqui em Barras com muitos
professores comprometidos em pensar melhor a educação de qualidade para os
nossos estudantes”, afirma.
Convidado a participar do projeto
“Mais Formação: Saeb”, o professor de Matemática Rafhaell Marques avalia como
positiva a experiência. “Pude compartilhar aqui conteúdos com professores de
todas as áreas. Tínhamos professores de Linguagem, professores de Ciências
Humanas e Ciências da Natureza. Analisamos métodos de avaliação, como chamar a
atenção do aluno para o conteúdo que ele precisa. Foi uma experiência incrível
e gratificante”, relata.
De acordo Washington Bandeira, a
formação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) visa atuar na
melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos
professores e professoras em sala de aula. “A formação dos professores é um dos
temas prioritários para nossa gestão, reconhecendo a importância do professor
na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, na qualidade da educação,
nos ajudando a alcançar a nossa meta que é ficar nas primeiras colocações do
Ideb”, afirma o gestor.