Quizz Enem: estudantes da 6ª GRE vencem quinta edição da competição

Dentre as novidades do Novo Pré-Enem Seduc para 2023 está o Quizz Enem, um programa de TV que, de forma gamificada, possibilita uma competição amistosa entre estudantes da 3ª série do Ensino Médio matriculados nas escolas da Rede Estadual.

A 6ª Gerência Regional de Educação foi a campeã da quinta edição, realizada neste sábado (2). O Quizz Enem tem como objetivo principal promover a aprendizagem dos participantes e telespectadores do programa, que estão em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, levando a diversão e a descontração possibilitadas pelo game.

A quinta edição marcou o encontro entre os estudantes da Rede Estadual de Educação das Gerências Regionais de Educação (GRE), que compreendem as escolas da 16ª GRE (Fronteiras) em disputa com as escolas da 6ª GRE (Regeneração). O programa foi apresentado pela jornalista Suyane Pessoa e a Gerência Regional campeã foi premiada com troféu e presentes para os competidores. O formato de revisão, além de presencial, é transmitido pela TV Meio Norte para que todos os estudantes do estado do Piauí possam acompanhar.

Ao todo, 256 estudantes participarão diretamente da competição. As Gerências Regionais serão transformadas em equipes. A cada programa, duas (02) Gerências Regionais competem entre si. Cada time terá seis estudantes que responderão às perguntas e seis para compor a torcida. Eles respondem questões sobre as áreas do conhecimento cobradas no ENEM: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Redação e Matemática.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de proporcionar revisões gamificadas aos estudantes. “Utilizando métodos pedagógicos inovadores, conseguimos tornar o ensino mais atrativo para os nossos estudantes, fazendo com que eles aprendam melhor e com qualidade. Por isso resolvemos implementar a gamificação no contexto educacional para motivar, engajar e otimizar a aprendizagem dos alunos que estão se preparando para o Enem e para o Saeb, em especial os da rede estadual”, explica o gestor.