Mais de 600 estudantes participam de revisões do Novo Pré-Enem em São Raimundo Nonato

A menos de 3 meses para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a equipe de profissionais do Novo Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua percorrendo os municípios do estado para proporcionar revisões aos estudantes que farão os exames esse ano. Aulas dinâmicas, esclarecimento de dúvidas, revisões dos principais conteúdos, orientações e dicas para resolução das questões e distribuição de material didático, fazem parte da programação do preparatório.

A quadra poliesportiva do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Moderna, localizada no município de São Raimundo Nonato, foi palco de mais uma revisão preparatória do Pé Na Estrada Enem/Saeb, na manhã desse sábado (26). Mais de 600 estudantes de escolas jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional da Educação (GRE) estiveram presentes na ocasião.

Além de trabalhar atividades que viabilizem a inclusão universitária de alunos da 3ª série do Ensino Médio, oriundos da rede pública estadual, através do Enem, a nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com revisões para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e assim fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação acerca dos assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas. O Saeb será aplicado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, já o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

O preparatório contou com revisões das disciplinas de Matemática, com o professor Alexsandro Kesller; Língua Portuguesa, com Fernando Santos; Redação, com Francisco Rufino; Ciências Humanas, com Flávio Coelho; e Ciências da Natureza, com Alex Nunes. As aulas foram transmitidas pelo Youtube, através do Canal Educação, e pela TV Meio Norte.

Para Emmanuel de Matos, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Ceti Moderna, as dicas compartilhadas na revisão foram muito valiosas para o seu aprendizado.  "Gostei bastante dessa experiência. Contamos com profissionais qualificados para nos orientar sobre os assuntos do Enem e dicas importantes para nos ajudar na resolução das questões da prova. Gostei especialmente da aula de redação do professor Rufino que nos ensinou como produzir uma boa redação e regras do Português. Agradeço muito a Seduc por estar proporcionando essa revisões a todos nós, jovens do Ensino Médio", disse o aluno.

A estudante Joselane da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, localizada no município de Dom Inocêncio, se deslocou de sua cidade para acompanhar a revisão e se preparar ainda mais para os exames. "É muito bom poder contar com preparatórios como esse que nos incentivam a estudar e focar no nosso futuro. Tenho me sentido muito confiante", afirma a jovem.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o empenho da Seduc na realização de ações para alavancar a qualidade de Educação dos estudantes. “Estamos intensificando as nossas ações para que os nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Enem e Saeb. Com as nossas revisões eles têm a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos. Apostamos que com todas essas ações, somadas a dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, declarou o secretário.

“Concluímos mais uma edição da nossa revisão, dessa vez com os estudantes das escolas ligadas à 13 Gerência Regional de Educação. Tivemos um encontro com muita troca de conhecimento, cheio de entusiasmo e dedicação dos nossos professores, todos eles trabalhando a matriz de referência do Enem e do Saeb, nessa preparação conjunta. Estamos entrando agora nessa reta final e vamos intensificar cada vez mais até a realização dos dois exames”, completa a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

MAIS FORMAÇÃO: SAEB

Simultaneamente à revisão, os professores de Língua Portuguesa e Matemática da 13ª GRE tiveram a oportunidade de participar do “Mais Formação Saeb”, ação com foco na matriz dos descritores do Saeb. Na ocasião são apresentados e analisados os indicadores educacionais da GRE e resultados de avaliações. O novo formato de formação visa atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores em sala de aula.