Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação inicia período de escolha dos livros didáticos para a Rede Estadual de Educação


Teve início o período de escolha das obras didáticas destinadas aos estudantes e professores da Rede Pública Estadual de Ensino para os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). Entre os dias 11 e 23 de agosto de 2023, os professores das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) poderão selecionar os livros didáticos que serão utilizados em sala de aula até 2028. Para fazer a escolha, a escola deverá ser registrada no sistema do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024.

No site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está disponível o Guia do Livros Didático, que contém a Resenha das Obras, para que professores façam uma leitura das resenhas e, assim, possam escolher os livros que são mais adequados à proposta pedagógica de sua escola.

O papel da Seduc quanto à escolha dos livros, é orientar que os professores e coordenadores façam uma leitura reflexiva sobre as obras, para que ocorra uma escolha que realmente atenda às necessidades dos alunos. Após a conclusão da escolha dos livros, é elaborada uma ata contendo a escolha desse material. Todos que participam do processo assinam e repassam para o gestor(a) inserir no sistema PNLD digital.

A participação ativa dos educadores pode ser observada na cidade de Curimatá, localizada a 749 quilômetros de Teresina, momento em que professores, diretores e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram, na última sexta-feira (11), com os professores da Rede Municipal de Ensino para a troca de experiências e a escolha do Livro Didático (PNLD 2024).

Para o secretário de Educação o livro didático é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. "É inegável a importância do livro didático, porque ele é a base de ensino e aprendizagem, tanto para o professor quanto para o aluno. Nessa gestão iremos apostar em tecnologia, mas sem deixar de lado os livros, principalmente os didáticos que costumam ser o início, um incentivo de leitura para quem está mergulhando no mundo das palavras", afirmou Bandeira.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao final do prazo, os dados serão processados e as obras escolhidas serão enviadas para todas as escolas.